MP cobrará fiscalização de mineradoras de Descalvado

MP cobrará fiscalização de mineradoras de Descalvado

Webmaster 22/01/2011 - 01:05
Após rompimento de represa em Analândia, preocupação com acidentes cresceu

O Ministério Público de Descalvado, na região Central do Estado de São Paulo, cobrará fiscalização das mineradoras registradas na cidade. Depois do rompimento da barragem em Analândia na terça-feira (18), a preocupação com acidentes cresceu.

Preocupado com o que pode acontecer em caso de irregularidades, o promotor de Justiça de Descalvado, Alexandre de Andrade, vai questionar os órgãos fiscalizadores sobre a atual situação das empresas desse setor. “Eu espero uma visita e uma análise de um risco. A gente parte do pressuposto que o técnico se responsabiliza por aquilo que ele está assinando. Se acontece a gente consegue fixar responsabilidade”, explicou.

O engenheiro da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), José Ferreira de Assis, disse que o órgão ainda espera os laudos de especialistas para saber o real motivo do acidente de Analândia. Pelas primeiras vistorias, não houve negligência, mas a empresa será responsabilizada por todos os prejuízos. “Será autuada pela Cetesb conforme a legislação. Já exigimos da empresa a contratação de serviço especializado para que se refaça esse diques de maneira mais segura”, explicou.

Mesmo assim, a mineradora continua lacrada pelo Departamento Nacional de Proteção Mineral (DNPM).

A coordenadora do curso de Gestão Ambiental da Unesp, Sâmia Tomisielo, acredita que algumas regras foram descumpridas e, por isso, houve o desmoronamento da barreira. “A contenção e tratamento do solo, contenção melhor do dique e controle da vazão de água acumulada”.

O diretor da mineradora de Analândia, Alessandro Debec disse que o rompimento da represa foi um acidente e não resultado de imprudência.

Consequências

O Córrego do Veado, em Analândia, ainda carrega a sujeira que a avalanche de lama deixou depois do rompimento. Em um ponto de encontro com uma nascente é possível ver a diferença das águas.

Veja galeria de fotos com imagens da destruição

A estrada que liga Analândia a Corumbataí continua interditada e sem obras. Mas em outra estradinha de terra, que dá acesso a uma granja e propriedades rurais, máquinas da prefeitura trabalharam nesta sexta-feira (21) e a passagem de veículos já foi liberada.


Logo do Facebook Deixe seu comentário