Saúde promove treinamento básico em vigilância ao controle da dengue

Saúde promove treinamento básico em vigilância ao controle da dengue

Webmaster 23/12/2010 - 09:30
A Secretaria da Saúde promoveu um treinamento básico em vigilância epidemiológica voltado exclusivamente ao controle da dengue, destinado a funcionários lotados em todas as Secretarias municipais e profissionais ligados à área da Saúde, num total de 160 pessoas. O foco do trabalho ficou sobre a identificação dos pacientes com suspeita da doença e orientações sobre os procedimentos que devem ser tomados nesses casos.

O Ministério da Saúde, por intermédio do ministro José Gomes Temporão, em setembro desse ano alertou para o fato de que o estado de São Paulo é uma das unidades da Federação que poderá sofrer uma grave epidemia de dengue já nos primeiros meses de 2011.

Diante desse quadro, a dengue deixou de ser apenas uma questão relativa à vigilância epidemiológica e passou a ser encarada como um problema de saúde pública. Sendo assim, os casos suspeitos, que antes eram encaminhados exclusivamente ao Centro de Saúde e hospitais particulares, agora podem ser atendidos em todas as unidades de Saúde, que estão capacitadas a adotarem os procedimentos de praxe.

Descalvado, ao longo do ano – diferentemente de outros municípios, que concentram esforços no combate aos vetores nos períodos de chuva –, atua constantemente no trabalho de prevenção à doença, inclusive na estiagem, no que tange ao controle da proliferação do Aedes aegypti. Isso contribuiu para que houvesse um número relativamente baixo de doentes infectados, em 2010, num total de 26 casos confirmados.

No treinamento oferecido pela Secretaria da Saúde, sob a orientação da chefe da Seção de Vigilância Epidemiológica, Dionéia Aparecida Ragetli, e do chefe da Seção de Controle de Vetores, Silvio Donizeti Franceschini, os participantes receberam uma apostila, em que aponta as características biológicas e morfológicas do mosquito da dengue; medidas gerais de prevenção à proliferação do Aedes; formas de apresentação da doença; orientações sobre a identificação de casos suspeitos, inclusive nos de dengue hemorrágica; e condutas de enfermagem.

Casos suspeitos – Em casos de suspeita de dengue, o paciente deve apresentar dois os mais dos seguintes sintomas: febre por até sete dias, dor de cabeça, dor ao redor dos olhos, dores musculares, dor nas articulações, prostração, distúrbios alimentares, náuseas, vômitos, diarréia, erupções na pele e dor abdominal.

Nesse caso, o paciente deve ser orientado a se dirigir imediatamente a qualquer uma das unidades de Saúde, inclusive nas Unidades de Saúde da Família, para tratamento. Nunca é demais lembrar que a dengue, quando não tratada adequadamente, mata.





Logo do Facebook Deixe seu comentário