Instituída a Semana de Prevenção e Controle do colesterol

Instituída a Semana de Prevenção e Controle do colesterol

Webmaster 22/12/2010 - 10:35
O prefeito Luís Antonio Panone sancionou e promulgou a lei 3.384, de autoria do vereador Sebastião José Ricci (PP), instituindo a “Semana Municipal de Prevenção e Controle do Colesterol”, que será realizada, anualmente, na segunda semana de agosto.

As secretarias de Saúde, de Educação e Cultura, e de Esportes, Lazer e Turismo, poderão criar programas específicos sobre o tema e autorizadas, inclusive, a firmar convênios com instituições da área da Saúde.

De acordo com a lei sancionada, fica assegurada a participação da sociedade civil e de empresas privadas na realização de campanhas, ficando a critério do Executivo a promoção de eventual incentivo em favor daquelas. As despesas decorrentes da lei correrão por conta de dotações orçamentárias.

De acordo com o site do Ministério da Saúde, “níveis elevados de colesterol estão associados com aterosclerose e doenças coronarianas. As recomendações dietéticas habituais são para uma ingestão diária de colesterol inferior a 300 mg. O colesterol, popularmente chamado de gordura do sangue, é uma substância gordurosa, esbranquiçada e sem odor. Não existe nos vegetais, apenas no organismo dos animais. Em pequenas quantidades, é necessário para algumas funções do organismo; em excesso, causa problemas. Encontrado em todas as células do organismo, é utilizado para a produção de muitas substâncias importantes, incluindo alguns hormônios e ácidos biliares”.


Logo do Facebook Deixe seu comentário