Cerimônia diploma alunos dos cursos de Assistente Administrativo e Informática

Cerimônia diploma alunos dos cursos de Assistente Administrativo e Informática

Webmaster 20/12/2010 - 23:21

Foi realizada na tarde de segunda-feira (20) a cerimônia de formatura dos alunos dos cursos de Assistente Administrativo e de Informática Básica, do Programa Estadual de Qualificação Profissional, promovido pela Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho, em parceria com o Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza” e Escola Técnica Estadual “Professor Jadyr Salles”, com o apoio da Prefeitura e Secretaria de Educação e Cultura (SEEC).

Na cerimônia estiveram presentes o prefeito Luís Antonio Panone, a secretária de Educação e Cultura, professora Rosinês Pozzi Casati Gabrielli, a secretária de Administração, Maria Ângela Fulino de Souza, o diretor da ETEC “Jadyr Salles”, professor Ricardo Roberto Francalacci, e a chefe de Sessão de Escolas e Ensino Técnico Profissionalizantes, professora Maria Elizabeth Bianchi Lopes, além dos professores de Habilidades Específicas e Habilidades Gerais, Valquíria Aparecida Francisco de Lima, Jairo Fioretti Junior, Maria Amélia Sette Antonialli, Vanessa Possani e Aparecida de Souza Amorim.

Abrindo a cerimônia de entrega dos diplomas, o diretor Ricardo Roberto Francalacci afirmou aos formandos que “o que vocês tiveram aqui foi um curso profissionalizante. Nós estamos dando a ferramenta. O uso dela depende de cada um de vocês. Que vocês continuem com essa luta, que não acaba nunca”. Francalacci também disse que, “ao perceber a aura dos alunos, gostaria de ter dado aulas a vocês”.

O prefeito Panone, em seu pronunciamento, lembrou que “a vida da gente é feita de dificuldades, de conquistas e de alegrias. Esse é um momento de conquista, porque no começo de nossa administração nós demos início a um processo de qualificação profissional, com a implantação e cursos técnicos. Antigamente, os poucos que tínhamos eram pagos. E nós queríamos olhar para as pessoas que estavam desempregadas. E nós já formamos 250 novos profissionais, em vários setores”.

O chefe do Executivo também falou dos demais cursos profissionalizantes, como o premiado “Fuxico de Mulher” - que já formou 600 artesãs - e os de marceneiro, eletricista e pedreiro. “Há poucos dias nós formamos 23 manicures e pedicures, pelo Senac. Elas receberam um kit contendo toalhas, lixas, algodão, esmaltes e alicates, para começar a trabalhar. Também já teve início o programa “Costurando Laços”, que oferece cursos de lingerie às mulheres que estão inscritas no programa “Renda Cidadã”, do governo do estado”.

Panone afirmou que no próximo ano entrará em funcionamento a Escola Técnica de Qualificação Permanente, com curso de mecânica, metal mecânica e torneiro mecânico. No mesmo local, em um galpão localizado na rua Vicente Talarico, haverá um curso destinado à formação de costureiras industriais. “Nós já temos 93 alunas inscritas. Há uma defasagem de 40 mil costureiras no estado de São Paulo. Em Descalvado, nós vamos formar uma cooperativa de costureiras. Então, tudo isso é uma conquista para os gestores e cidadãos”.

Ao final de seu pronunciamento, o prefeito aconselhou os formandos. “Não parem por aí. A gente precisa nos impor novas etapas para serem cumpridas, novas metas, novos desafios e objetivos. Porque talento vocês tem de sobra”.

Durante os cursos, os alunos receberam uma ajuda de custo de R$ 330,00 cada, por mês. As aulas foram ministradas nas EMEFs “Professor Francisco Fernando Faria da Cunha”, sob a direção da professora Cristiane Biazoli Lazarini, e “Padre Orestes Ladeira”, que tem como diretora a professora Jucelene Francé.





Logo do Facebook Deixe seu comentário