Saúde: Participação de universitários no atendimento é proposta de Pinho

Saúde: Participação de universitários no atendimento é proposta de Pinho

Webmaster 16/12/2010 - 14:24
O Programa “Jovens Acolhedores”, criado pelo Governo do Estado, poderá ser trazido a Descalvado, a partir da iniciativa do vereador Luiz Antonio do Pinho (DEM).

Ele destina-se a participação de universitários no acolhimento de usuários das Unidades Públicas de Saúde, com o objetivo de investir no processo de humanização da assistência.
Esse Programa resultada da constatação de que a evolução técnico-científica deve ser acompanhada de um correspondente avanço na qualidade do contato humano. “A experiência mostra que uma infinidade de mal entendidos e dificuldades enfrentadas pelos usuários e trabalhadores no ambiente dos serviços de saúde podem ser minimizadas quando se ouve, compreende, acolhe, considera e respeita, tanto os usuários, como aqueles que cuidam”, salientou Pinho, ao ressaltar a importância do processo de humanização.
A idéia criada pela Secretaria de Estado da Saúde é interessante para todos os envolvidos, já que dentre os benefícios, está a concessão de bolsas de estudo de valor integral, sendo que R$ 350 ficam a cargo da referida Secretaria , devendo o restante da bolsa ser complementado pela Instituição de Ensino.

Dentre os principais benefícios estão a integração e participação de estudantes universitários nos projetos em sua comunidade, conteúdo formativo a ser desenvolvido, além da supervisão técnica ao longo dos 12 meses de duração da bolsa, com direito a certificado.

Se o projeto de fato for viabilizado, poderão se inscrever somente os universitários do primeiro ao penúltimo ano, devidamente matriculados em instituições cadastradas.

A sugestão de Pinho no que tange a Descalvado é que a Universidade Camilo Castelo Branco (Unicastelo) e coordenadores dos cursos voltados à saúde, estudem a possibilidade de credenciar-se junto à Secretaria de Estado da Saúde para a inserção dos universitários locais no Programa “Jovens Acolhedores”.

Logo do Facebook Deixe seu comentário