Ampliação permite Laboratório Avícola realizar diagnósticos por meio molecular

Ampliação permite Laboratório Avícola realizar diagnósticos por meio molecular

Webmaster 02/12/2010 - 16:41
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo entregou no último dia 1º de dezembro as obras de ampliação do Laboratório de Patologia Avícola do Instituto Biológico de Descalvado – IB/Apta. A reforma recebeu investimentos de R$ 200 mil do governo estadual e faz parte do programa de modernização e adequação das unidades de pesquisa da Secretaria.

Estiveram presentes o secretário-adjunto da Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Antônio Júlio Junqueira de Queiroz; o coordenador da Apta (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios), Orlando Melo de Castro; o diretor do IB, Antônio Batista Filho; o diretor do Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio Avícola, Antônio Guilherme de Castro; o deputado estadual Aldo Demarchi (DEM); além de avicultores e autoridades da região. Eles foram recepcionados pelo prefeito Luís Antonio Panone e pelo secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, André Fernandes.

Com a reforma, o Centro Avançado está apto a realizar, por meio de técnicas moleculares, diagnósticos na área de sanidade avícola, bem como desenvolver métodos e tecnologias para a detectação de doenças e realizar testes rotineiros para a identificação de agentes virais, tais como bronquite e anemia infecciosas e Doença de Gumboro, dentre outros.

O secretário-adjunto, após descerrar a placa de inauguração da reforma do Centro, acompanhado do prefeito Panone do secretário André Coutinho, foi conhecer a Casa da Agricultura de Descalvado, que recentemente foi entregue à comunidade totalmente reformada. Antônio Júlio mostrou-se impressionado com as instalações do novo prédio, que foi o único dos 645 municípios paulistas que foram reformados com recursos estaduais.

Em seu pronunciamento durante a cerimônia oficial, o chefe do Executivo descalvadense discorreu sobre o momento histórico pela qual a avicultura brasileira - e em particular a descalvadense - está passando. “O momento também é histórico porque recebemos em nossa cidade o secretário-adjunto Antônio Júlio, da Secretaria de Agricultura, que sempre voltou os olhos com carinho para Descalvado”.

Panone citou como exemplo a liberação de recursos para a reforma da Casa da Agricultura e para a perenização da estrada que leva ao Salto do Pântano. “Nós estamos em fase de licitação para a compra de equipamentos para a Casa do Leite”, disse.

De acordo com o prefeito, a ampliação do Laboratório é a “concretização de um sonho. Descalvado é, nas áreas de pesquisa e tecnologia, um centro de referência para a avicultura. Espero que daqui para frente também sirva para o segmento de pet food”, finalizou.






Logo do Facebook Deixe seu comentário