Reflorestamento da represa Rosária entra em sua fase final

Reflorestamento da represa Rosária entra em sua fase final

Webmaster 25/11/2010 - 15:32
Está em sua fase final a segunda e última etapa do programa de reflorestamento do entorno da represa Rosária, principal fonte de abastecimento de água da cidade. O projeto é uma parceria envolvendo a Mineração Descalvado, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Nessa fase foram plantadas 6 mil mudas de árvores nativas, das 12 mil previstas.

Segundo a secretária Patrícia Bortolleto de Falco, responsável pela SEMARH, a idéia da parceria partiu do prefeito Luís Antonio Panone. Em audiência pública, realizada no ano passado, a Mineração Descalvado apresentou um plano de expansão de lavra aos órgãos ambientais e à população descalvadense. No momento em que a palavra foi aberta aos ouvintes, o prefeito sugeriu que parte da área de reflorestamento, ação mitigadora típica em ações como estas, fosse o entorno da represa. Sugestão esta prontamente acatada pela empresa e elogiada pelo órgão ambiental coordenador da audiência.

As mudas plantadas na primeira fase do projeto já estão consolidadas. Periodicamente, equipes da SEMARH realizam o trabalho de manutenção, com a capinação do terreno e na formação de coroas ao redor das mudas, para evitar o crescimento de ervas daninhas. O resultado pode ser visto a olhos nus, já que as árvores que foram plantadas no ano passado crescem saudáveis.

Com o plantio, a represa Rosária fica protegida da erosão e dos resíduos químicos provenientes da lavoura de cana que fica nas proximidades, além de garantir o abastecimento de água por muitos anos.

Foram plantadas 101 espécies nativas do Cerrado, tais como Amendoim Bravo, Cambará, Córdia, Embauba, Faveiro, Jurubeba, Lixa, Lobeira, Quaresmeiras, Sansão do Campo, Jacarandás, Ipês, Cedro e Jequitibá Rosa, dentre outras.

Também foram plantadas árvores frutíferas, como Abiu, Goiabeiras, Jenipapo, Pitanga, Pequi, Jambolão, Jaca, Caviúna, Tinguí, Mirindiba, Amora e Uvaia.





Logo do Facebook Deixe seu comentário