Em parceria com o Senai, prefeitura oferece curso de Pneumática

Em parceria com o Senai, prefeitura oferece curso de Pneumática

Webmaster 23/11/2010 - 20:25
O Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) está promovendo, desde o dia 23 de novembro, o curso técnico de Pneumática para Manutenção Produtiva, destinado a 24 alunos descalvadenses, divididos em duas turmas, com duração de 40 horas. A Unidade Móvel em que serão oferecidas as aulas está estacionada na Praça Deolindo Zaffalon.

A iniciativa de trazer o curso para Descalvado foi do presidente da Câmara Municipal, vereador Luiz Carlos Rosa Vianna, com o apoio do prefeito Luís Antonio Panone e do vice Antonio Carlos Reschini, o Becão.

O objetivo do curso é formar profissionais especializados em montar circuitos pneumáticos, identificando os componentes em máquinas operatrizes. De acordo com o conteúdo programático, os alunos terão conhecimento de produção; distribuição e preparação do ar comprimido; elementos pneumáticos de trabalho; válvulas; elaboração e montagem de circuitos no simulador. As aulas serão ministradas pelo professor Welder Marcelo Lopes, do Senai.

Na aula inaugural, o prefeito Luís Antonio Panone, o presidente da Câmara; Luiz Carlos Rosa Vianna; a secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Patrícia Bortoletto de Falco, e a chefe da Seção de Escolas e Cursos Técnicos Profissionalizantes, Maria Elisabeth Bianchi Lopes, visitaram as instalações onde serão oferecidas as aulas. A estrutura da carreta impressiona, já que o veículo é dotado de equipamentos de última geração voltados para o ensino das matérias, além de bebedouro e ar-condicionado.

Vianna explicou aos alunos sobre as dificuldades de se trazer um curso desse porte para Descalvado. São 64 unidades móveis do Senai para atender aos 645 municípios paulistas. Segundo o presidente da Câmara, a espera pode chegar a dois anos, já que a lista de espera é muito grande.

Já o chefe do Executivo descalvadense destacou o trabalho do vereador Luiz Carlos Rosa Vianna por ter trazido o curso para os jovens de nossa cidade e fez um breve balanço da sobras que estão em andamento na cidade, como a da unidade escolar do SESI, com 5.160 metros quadrados, que está sendo erguida no Alto da Boa Vista; a creche do Tamanduá, com 800 metros quadrados; as obras de infra-estrutura no Parque Morada do Sol, para receber uma nova escola de ensino médio; o Centro de convivência do Idoso, no bairro Santa Cruz; e o Centro de Lazer do Trabalhador do Jardim Albertina. “Estão em andamento na cidade, simultaneamente, 32 obras”, afirmou Panone.

Panone também anunciou o início do processo licitatório para a construção de um complexo turístico-esportivo nas imediações da Fepasa, com calçadão, quiosques, quadras poliesportivas e praça de alimentação. “A Rigor já está em operação em nossa cidade, com o abate de 65 mil aves diárias. Nós conseguimos renegociar a dívida, no valor de R$ 5 milhões, da antiga Cooperativa com a CPFL, resgatamos o SIF junto ao governo Federal e resolvemos a questão do passivo ambiental. Com isso a Rigor já empregou 400 novos trabalhadores. Eu também tenho o conhecimento de que a Polipiso dobrará o número de funcionários, passando dos atuais 130 trabalhadores para 260; assim como a IBG Gás está dobrando a planta”, asseverou o prefeito.

Ainda de acordo com Panone, “nós recebemos no gabinete empresários que desejam vir para Descalvado, mas é necessário qualificar a mão-de-obra local. Era uma antiga reivindicação a vinda de cursos profissionalizantes para atender os nossos jovens. Por isso eu desejo que vocês aproveitem bastante esse curso, que tem o diferencial do Senai, que já é um grande trunfo para enfrentar o mercado de trabalho”, finalizou o prefeito.






Logo do Facebook Deixe seu comentário