SEEC, Prefeitura e Senai promovem curso de pedreiro e assentador

SEEC, Prefeitura e Senai promovem curso de pedreiro e assentador

Webmaster 12/11/2010 - 16:12
A Secretaria de Educação e Cultura, a partir de convênio firmado com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), com o apoio da Prefeitura de Descalvado, está promovendo o curso de pedreiro e assentador, sob a orientação do chefe de Edificações de Obras Públicas, Paulo Sérgio Napoleão.

O curso – que teve início em 27 de setembro – terá 160 horas de duração, com aulas de segundas às sextas-feiras, das 19h às 22h, nas dependências do setor de Almoxarifado. O término está previsto para 16 de dezembro. Ao final do curso, os participantes receberão um certificado de conclusão, desde que tenham freqüentado 75% das aulas.

Inicialmente, os alunos tiveram contato com a parte teórica, como ler e interpretar projetos arquitetônicos; conhecer normas de segurança; construir gabarito; demarcar eixos, colocar linhas e escavar valas; fazer armação de ferro; calcular volume de concreto; executar impermeabilização da fundação; preparar argamassa; e a assentar tijolos comuns.

Parte dos custos é arcada pelo Senai, e o restante pela Prefeitura. Os alunos receberam tijolos, pedra, areia, saibro, blocos e ferramentaria, para a parte prática, que já está em andamento.

Normalmente, os alunos, após a parte teórica, costumam levantar duas paredes simples – em conformidade com a sistemática do Senai. O orientador Paulo Sérgio Napoleão, no entanto, foi mais ousado e planejou uma casa com cinco cômodos, medindo 34,13 metros quadrados, com sala, cozinha, dois dormitórios e um sanitário.

Na última quinta-feira (11), a secretária de Educação e Cultura, professora Rosinês Pozzi Casati Gabrielli, juntamente com a chefe da Seção de Escolas e Cursos Técnicos Profissionalizantes, Maria Elisabeth Bianchi Lopes, visitaram os alunos e elogiaram a pequena casa que eles estão construindo, numa espécie de barracão. Após o término dos trabalhos, a casa – que já tem 80 centímetros de altura - será desmontada.

Logo do Facebook Deixe seu comentário