Alunos apresentam trabalhos alusivos ao programa “Criança Ecológica”

Alunos apresentam trabalhos alusivos ao programa “Criança Ecológica”

Webmaster 11/11/2010 - 13:45
Alunos da 5ª série do ensino fundamental da EMEF “ Professor Andrelino Casare”, localizada no Jardim Albertina, apresentaram para a secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Patrícia Bortoletto de Falco, e a funcionários do SEMARH, trabalhos desenvolvidos em sala de aula alusivos ao programa estratégico “Criança Ecológica”, que está em sua segunda edição em Descalvado. Foram apresentados cartazes, maquetes, música e até mesmo um carrinho de brinquedo – uma espécie de protótipo de veículo para apagar pequenos incêndios.

As atividades começaram no 2º semestre nas EMEFs, dirigidas às crianças matriculadas nas quartas e quintas séries do ensino fundamental, de acordo com a professora de Ciências, Mary Nice Fernandes – orientadora dos alunos que apresentaram os trabalhos.

Os alunos Alan Cássio Aparecido e Ailson Gleison Araújo compuseram o rap do “Criança Ecológica”, em que a primeira estrofe diz: “Criança Ecológica é um programa educacional/pela seriedade se torna legal/essa brincadeira não tem hora/até quem é mau entra nessa história”.

Já os estudantes Marco Aurélio de Oliveira Morais e Roberto Carlos Santos Alfieri montaram o protótipo de um veículo que serviria para apagar pequenos incêndios. Para tanto usaram um Jeep de brinquedo, movido à bateria, com controle remoto, pequenos tubos de detergente
O Projeto Estratégico “Criança Ecológica” é um dos 21 projetos ambientais da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA). Seu objetivo é informar e sensibilizar as crianças do ensino fundamental da rede pública sobre os conceitos básicos da agenda ambiental, visando à mudança de comportamento e a afirmação de novas atitudes, tornando as crianças verdadeiros agentes de uma sociedade sustentável.

O projeto é voltado aos primeiros anos do ciclo II do ensino fundamental e trabalha com cinco agendas ambientais: Azul (Água), Verde (Flora e Fauna), Cinza (Poluição) e Amarela (Aquecimento Global), utilizando sempre elementos lúdicos e bastante práticos.
A prefeitura aderiu imediatamente ao Projeto Criança Ecológica, assim que ele foi lançado, em 2009. Ainda no ano passado foram desenvolvidas atividades diversificadas, buscando uma maior conscientização por parte das crianças sobre os problemas relacionados às questões ambientais. Foram ministradas palestras, promovido plantio de árvores e realizado concurso para o mascote do meio ambiente.

O trabalho é fruto de uma parceria entre a SEMARH e a Secretaria de Educação e Cultura (SEEC).



Logo do Facebook Deixe seu comentário