MEC admite erro em cartão de respostas do Enem

MEC admite erro em cartão de respostas do Enem

Webmaster 06/11/2010 - 23:18
Segundo Ministério, erro não gerou problemas no preenchimento dos gabaritos

A assessoria de imprensa do Ministério da Educação (MEC) admitiu, neste sábado (6), que foi verificado um erro de impressão no cabeçalho dos gabaritos das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O problema, segundo o ministério, não alterou a correspondência entre perguntas no caderno de provas e as respostas.

Por meio da assessoria, o ministério esclareceu que o erro se deu em dois subtítulos que separavam as opções de respostas nos gabaritos, mas afirmou que a numeração estava correta.

"Não há caso assumido de alguém que tenha preenchido o gabarito errado. Não há registros de conturbação. A prova segue na mais absoluta tranquilidade e não pode gerar problemas futuros porque a prova está correta", afirmou a assessoria do MEC.

Em São Paulo, os estudantes reclamaram da falta de informações sobre o erro. Na Estácio Uniradial, em Santo Amaro, na Zona Sul, os inscritos disseram que os fiscais não sabiam do problema na impressão. "Depois de uma hora de prova, mais ou menos, uma menina da minha sala questionou sobre a troca no caderno de questões e na folha de respostas. O fiscal, que também ficou surpreso, orientou que seguíssemos pela sequência do número das perguntas", disse Letícia Jorge de Araújo, de 17 anos.

A mesma recomendação foi dada na sala onde estava a estudante Lilian Aparecida de Melo, de 22 anos. "Ninguém tinha notado o erro, até que um menino começou a preencher o gabarito, viu isso e chamou o fiscal", contou.

Luana Palmeira Silva, de 17 anos, disse que alguns estudantes ficaram mais tensos. "Algumas pessoas ficaram nervosas, pois já tinham começado a colocar as questões na folha de resposta e não pode rasurar", comentou.

Luana Aparecida Schimidt, de 17 anos, afirmou que o fiscal orientou os jovens que estavam na sua sala a seguir o caderno de questões. "Um menino questionou, o fiscal procurou informações e voltou nos orientando a seguir o caderno de questões. Ninguém entendeu bem e, quando era questionado, o fiscal continuava pedindo que seguíssemos pelo caderno. Ficou todo mundo muito mais nervoso do que já estava." Luana disse que resolveu seguir pela numeração das questões. "Agora, aqui fora, fiquei aliviada de ter chutado certo."


Logo do Facebook Deixe seu comentário