SEEC, Sebrae e ACID promovem curso de capacitação para professores

SEEC, Sebrae e ACID promovem curso de capacitação para professores

Webmaster 26/10/2010 - 08:08
A Secretaria de Educação e Cultura (SEEC), ACID (Associação Comercial e Industrial de Descalvado) e o Sebrae estão promovendo junto aos professores da rede municipal de ensino o curso de capacitação “Jovens Empreendedores – Primeiros Passos”, com o objetivo de formar multiplicadores para o ensino do empreendedorismo aos alunos do 1º ao 5º ano do Ciclo I da rede municipal de ensino.

O curso terá duração de 48 horas, das 7h às 16h, na sede da Associação Comercial, com término previsto para sábado (30), sob a orientação da facilitadora Ana Maria Moreira Monteiro. Na aula inaugural, estiveram presentes o presidente da Acid, Beto Bonani; o gerente do órgão, Danny Boarini; o professor Marco Pratta, representando a secretária de Educação, professora Rosinês Pozzi Casati Gabrielli; e Gustavo Marques, do Sebrae.

Segundo Gustavo Marques, do escritório regional Centro Paulista do Sebrae, a intenção do curso não é a de “fazer com que o aluno abra um negócio, mas que ele seja empreendedor da vida dele, para que seja dono de suas próprias ações. Empreendedorismo é comportamento. É preciso que eles saibam que as decisões que eles tomam tem consequências futuras”.

O conteúdo prevê aulas sobre “o mundo das ervas aromáticas”, “temperos naturais”, “oficina de brinquedos ecológicos”, “locadora de produtos” e “sabores e cores”. De acordo com o Sebrae, ao término de cada ano letivo as instituições de ensino poderão realizar uma espécie de feira do empreendedor.

O prefeito Luís Antonio Panone falou aos professores que participam do curso, lembrando do início de sua administração, juntamente com o vice-prefeito Antonio Carlos Reschini (Becão), sempre buscou apoiar e incentivar o empreendedorismo, ao agrupar, na sede da ACID, o Posto de Atendimento ao Trabalhador, o Banco do Povo e o Posto de Atendimento ao Empreendedor. “Nosso município é um dos poucos que tem uma legislação específica para os micros e pequenos empreendedores. Juntamente com a Câmara Municipal, nós aprovamos uma lei que disciplina a relação entre o poder público e os empreendedores”, afirmou o prefeito.

Panone discorreu sobre as cadeias produtivas, que vão tirar da informalidade centenas de produtores de leite e mel, garantindo a comercialização dos produtos com absoluto controle fitosanitário e de maneira organizada.

O chefe do Executivo descalvadense também falou sobre as parcerias com o chamado “Sistema S”, que engloba os órgãos Sebrae, Senai, Senac, Sesi e Senar, que vem proporcionando a criação de vários cursos técnicos e palestras, além da construção de uma unidade escolar do Sesi, com 5.160 metros quadrados, e que se encontra em fase de construção.

Para Panone, “o empreendedorismo é saber aproveitar as oportunidades que aparecem. Às vezes é muito melhor ser empreendedor do que empregado. Mas, no Brasil, de cada 100 empresas que nascem, 30% fecham no primeiro ano e 60%, no segundo. Isso porque falta planejamento, que se adquire a partir do conhecimento”. Panone desejou sorte a todos e garantiu que a atual administração quer fortalecer cada vez mais esse vínculo com as entidades do “Sistema S”.




Logo do Facebook Deixe seu comentário