Projeto “RESPEITO E COOPERAÇÃO” na EMEF Profª Edna Maria

Projeto “RESPEITO E COOPERAÇÃO” na EMEF Profª Edna Maria

Webmaster 19/10/2010 - 08:36
Aconteceu no mês de outubro o Projeto “Respeito e Cooperação” na EMEF Profª Edna Maria do Amaral Marini.

Este projeto tem por objetivo combater o “bullying”: qualquer prática de violência dentro do ambiente escolar. O trabalho foi organizado pela Coordenação Pedagógica e se iniciou com a sensibilização dos alunos sobre o tema, esclarecimento, levantamento de dúvidas, causas, classificações de atitudes de bullying, vítimas.

A missão é cumprir nosso papel enquanto cidadão dentro da escola em combate a dor, ao sofrimento, ao constrangimento ou qualquer situação vexatória que tanto marca a vida escolar de pessoas em todo país.

Violência é um assunto ainda muito a ser estudado em todas as áreas e o problema parece crescer cada vez mais. Os alunos precisam entender definitivamente que violência realmente gera violência e sempre há vítimas. A preocupação é com o bem-estar dos alunos e a preparação para a vida – vida digna, feliz e tranqüila.

Como se estabelece o aprendizado onde há dor, angústia, perseguição e opressão?

O resultado desse projeto não ocorrerá à curto prazo, mas entende-se a necessidade de reflexão e ação constantes sobre o assunto.

Com o auxílio da bibliotecária da escola, uma estagiária do curso de Pedagogia da Unicastelo, os alunos assistiram às aulas com slides e datashow com conceitualização; depoimentos, inclusive de famosos; e mensagem de harmonia, respeito e cooperação.

A postura dos alunos foi de demonstração de interesse pelo assunto, reflexão, debate, esclarecimento, socialização de experiências.

Foram aulas dinâmicas com o compromisso de outras etapas para a garantia do sucesso do projeto.



Logo do Facebook Deixe seu comentário