Perfuradora alcança refúgio de mineiros no Chile

Perfuradora alcança refúgio de mineiros no Chile

Webmaster 09/10/2010 - 10:08
Resgate dos 33 homens deverá começar na próxima terça-feira (12)

A sonda T-130, do chamado plano B, chegou ao refúgio onde estão 33 mineiros chilenos desde o último 5 de agosto na mina San José, em Copiapó, no norte do Chile, na manhã deste sábado (9), informou o jornal chileno La Tercera.

A previsão inicial era de que a máquina atingisse o local na madrugada deste sábado, mas, de acordo com o jornal chileno El Mercurio, houve um atraso para reforço da estrutura nos últimos metros, para que não desabasse.

O Mercurio também informa que o içamento dos mineiros continua previsto para começar na próxima terça-feira (12), mas que pode ser adiantado para a próxima segunda (11), conforme o andamento dos trabalhos.

Hoje, de acordo com o Tercera, o ministro da Mineração, Laurence Golborne, e o senador Baldo Prokurica chegaram ao local no início da manhã. O parlamentar pediu aos mineiros, por volta de 7h15 (8h15 em Brasília), que, por questões de segurança, se distanciassem da área onde ocorreu o rompimento.

Foram 33 dias de perfuração para resgatar os 33 operários

Logo após celebrar com as famílias, o ministro Golborne concedeu uma breve entrevista sobre o trabalho. Ele apontou uma coincidência entre os números, de acordo com o Tercera.

- Tivemos 33 dias de perfuração para resgatar os 33 mineiros. Foi concretizado um novo passo, um ato importante neste resgate.

Desde ontem as famílias se preparavam para a notícia acampadas na mina e um ônibus com mais parentes ainda deve chegar ao local na manhã deste sábado. As crianças acordaram cedo, e, para espantar o sono, receberam a visita de um palhaço, Rolly.

Logo ao receber a notícia, começou um buzinaço e familiares saíram correndo com bandeiras do Chile pelo acampamento. Lá, para simbolizar os 33 soterrados, há o mesmo número de bandeiras hasteadas no local de forma fixa.

Os homens, que bateram um recorde de sobrevivência em tais condições, ficaram bloqueados após um desmoronamento no início de agosto. Depois de 17 dias de buscas, quando o próprio governo já havia informado que não havia muitas esperanças de encontrá-los com vida, uma sonda que fazia um buraco de oito centímetros de diâmetro perfurou o refúgio e trouxe um sinal alentador, um bilhete que dizia: “estamos bem, no refúgio, os 33”.

O fato transformou o domingo no qual a notícia foi confirmada em um dia de festa em todo o Chile e chamou a atenção da imprensa mundial. Apenas no acampamento, há 166 veículos de imprensa estrangeira credenciados, de acordo com o jornal El Mercurio.

A popularidade do presidente do Chile, Sebastián Piñera, que foi ao local mostrar aos veículos de todo o mundo a mensagem dos mineiros, atingiu seu melhor patamar depois da boa notícia.

Logo do Facebook Deixe seu comentário