Manuel da Costa Pinto é a próxima atração do “Viagem Literária”

Manuel da Costa Pinto é a próxima atração do “Viagem Literária”

Webmaster 06/10/2010 - 16:39
O escritor Manuel da Costa Pinto estará em Descalvado no próximo dia 27 de outubro, às 20h, na Biblioteca Pública “Professor Gerson Alfio de Marco”, na Avenida Guerino Oswaldo, 446, batendo um papo com os leitores, como parte do programa “Viagem Literária”, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura e Secretaria de Educação e Cultura (SEEC).


Manuel da Costa Pinto é jornalista e mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP (Universidade de São Paulo). É editor dos programas “Entrelinhas” e “Letra Livre”, exibidos pela TV Cultura. É colunista da revista “sãopaulo” e editor do “Guia da Folha – livros, discos e filmes”, do jornal Folha de S. Paulo. É autor do livro “Albert Camus – Um Elogio ao Ensaio” (1998), “Literatura Brasileira Hoje” (2004) e “Antologia Comentada da Poesia Brasileira no Século 21” (2006). As informações estão no site do programa “Viagem Literária”.

O programa “Viagem Literária” possibilita um bate-papo entre autores consagrados e público (infantil, juvenil e adulto), com o objetivo de debater literatura, contar histórias e ensinar a arte da escrita. A ideia de trazer o projeto para Descalvado foi do vereador Luiz Antonio do Pinho (DEM), que em agosto de 2009 apresentou propositura à Secretaria de Educação e Cultura, que por sua vez iniciou um processo de preparação e adequação da Biblioteca Pública Municipal para receber o projeto.

O “Viagem Literária” está em sua 3ª edição. Atualmente, 70 cidades fazem parte do projeto, que levou autores consagrados a diversos municípios paulistas. O Programa terá seis meses de atuação. Cada biblioteca municipal recebe uma atração mensal voltada à literatura. Na programação, uma animada conversa com os autores, provocando um intenso movimento cultural.

A primeira atração do “Viagem” foi o escritor, jornalista e cronista Ignácio de Loyola Brandão, que levou um público estimado em 200 pessoas à Biblioteca. A segunda atração foi o “Salada Mista”, em que o ator Evandro Lustosa contou histórias do francês La Fontaine (1621 – 1695), autor de clássicos como “A Formiga e a Cigarra”, “A Lebre e a Tartaruga” e “A Menina e o Leite. Em seguida, Descalvado recebeu o escritor Luiz Galdino, que se apresentou para alunos de escolas locais. O escritor encantou a todos com o conhecimento sobre História e Mitologia grega. Agora é a vez de Manuel da Costa Pinto nos levar a essa mágica “Viagem Literária”.

Logo do Facebook Deixe seu comentário