Sacolas Plásticas? Proibição ou Liberação? De acordo com nossa pesquisa... Liberação!

Sacolas Plásticas? Proibição ou Liberação? De acordo com nossa pesquisa... Liberação!

Webmaster 29/09/2010 - 15:45
Assim como a Câmara Municipal fez em seu site nós do Portal Descalvado Agora fizemos a mesma enquete, com a seguinte pergunta: “Você é a favor ou contra a proibição das sacolas plásticas no comércio de Descalvado?”. O resultado de nossa enquete, que contou com a participação de 3.512 participantes, sendo que a maioria, 69,45% é Contra a Proibição do uso de sacolas plásticas enquanto apenas 30,55% é A Favor a proibição.

Alguns comerciantes da cidade nos relataram que possuem um enorme estoque dessas sacolas, visto que para que o custo de compra caia, é necessário fazer um grande pedido. Falamos com empresários que possuem em seu estoque mais de R$ 10.000,00 em sacolas, o que seria um grande prejuízo se a proibição fosse de imediato, e para outros a situação ainda é mais grave, visto que algumas lojas levariam cerca de dois anos para consumir todas as sacolas que possuem.

Essa proibição já ocorre em nossa cidade no seguimento de Supermercados e recentemente tivemos uma Audiência Civil Pública que tratou desse assunto, com o objetivo de estender a proibição para todo o comércio.

As sacolas plásticas foram inventadas em 1862 e transformaram-se de imediato em uma verdadeira revolução para o comércio por sua praticidade e por ser barata. Apesar de antiga a invenção veio explodir no Brasil a partir da década de 80, contribuindo para a filosofia do "tudo descartável". Mas agora sabemos (e os Europeus já sabem há um bom tempo) que elas são um dos grandes vilões do meio ambiente e apenas agora nos demos conta disto, bem como várias outras coisas que antes utilizávamos sem nenhum peso na consciência.

Temos a consciência de que o uso de sacolas plásticas é sim prejudicial ao meio ambiente, visto que ela é um produto derivado do petróleo, substância essa não renovável, feita de uma resina chamada polietileno de baixa densidade (PEBD) e sua degradação no ambiente pode levar séculos, ou seja, seu tataraneto pode no futuro se deparar com uma sacola que você jogou fora hoje. No Brasil aproximadamente 9,7% de todo o lixo é composto por saquinhos plásticos, além disso, a produção do plástico é ambientalmente nociva. Para produzir uma tonelada de plástico são necessários 1.140 kw/hora de energia (esta energia daria para manter aproximadamente 7600 residências iluminadas com lâmpadas econômicas por 1 hora), sem contar a água utilizada no processo e os dejetos resultantes.

Há outro grande problema: a poluição dos mares por este tipo de lixo. Saquinhos ou sacolas de plásticos no mar são confundidos por peixes e, principalmente, pelas tartarugas marinhas como águas vivas, um de seus alimentos. Assim ao ingerir as sacolas, as tartarugas morrem por obstrução do aparelho digestivo.

Na Europa os costumes já começam a mudar. Na Alemanha se você não levar sua própria sacola ao supermercado tem que pagar um preço salgado por cada saquinho que utiliza, além de outras medidas adotadas pelo governo. A Irlanda segue o mesmo caminho e na Inglaterra redes de supermercados já oferecem saquinhos totalmente biodegradáveis.
No estado de São Paulo, o governo e entidades já estão se movimentando para reduzir o número de sacolas plásticas, incentivando com campanhas de esclarecimento a população, visando utilizar suas próprias sacolas para fazer as compras.

Mas sabemos que é difícil desvencilhar de um costume, de algo tão prático quanto às sacolas plásticas, porém temos que começar algum dia.


Logo do Facebook Deixe seu comentário