2ª edição da Faipet começa a tomar forma; enquete promovida pela Ouvidoria da prefeitura a

2ª edição da Faipet começa a tomar forma; enquete promovida pela Ouvidoria da prefeitura aponta que

Webmaster 28/09/2010 - 14:39
A 2ª edição da Faipet (Feira Agropecuária e de Produtos PET), que acontecerá em 2011, começou a tomar forma na tarde da última segunda-feira (27). Expositores, entidades representativas, secretários municipais e o prefeito Luís Antonio Panone reuniram-se no auditório da Secretaria de Educação e Cultura com a finalidade de debater algumas questões pontuais relacionadas à Feira.

Ficou acertado que a próxima Faipet não será por ocasião dos festejos da cidade, em setembro; que será nomeada uma Comissão Organizadora; a criação de uma agenda técnico-científica, visando a apresentação de seminários e congressos específicos; e que cada empresa, ou expositor, prospectará seu respectivo público alvo.

Preliminarmente, o prefeito Panone discorreu sobre o resultado da enquete, promovida pela Ouvidoria da prefeitura, que foi feita junto ao público e expositores nos quatro dias do evento. Foram avaliados itens como Acesso/Recepção; Arena/Arquibancada/Camarotes; Atrações (desfile, provas de agility etc.); Estacionamento; Praça de Alimentação; Segurança; Shows Artísticos; Stands/Exposição. Os conceitos “Ruim”, “Regular”, “Bom”, “Ótimo” e “Excelente” puderam ser atribuídos unicamente a cada quesito. Opinaram 186 pessoas.

Segundo os entrevistados, 6% disseram que os quesitos “Acesso e Recepção’ foram ruins ou regulares. 94% que foram “bons”, “ótimos” ou “excelentes”. Eles apontaram “falta de acesso a deficientes físicos”; “sanitários em más condições”; “tempo muito curto para organização”; “falta de lixeiras”; “falta de organização no cadastramento dos profissionais”; “falta de orientação quanto às saídas de emergência”; “muita terra vermelha no recinto” e “energia elétrica insuficiente”. Os principais elogios foram ao “acesso fácil e recepcionistas gentis” e à “organização”.

Ainda nos quesitos “Acesso/Recepção”, os entrevistados sugeriram “cobrar ingresso”; “coletar brinquedos para crianças carentes”; “colocar areia para cobrir a terra vermelha em todo o recinto”; “colocar bebedouros”; “espalhar lixeiras”; “instalar bancos para sentar”; “repensar acesso através de pulseiras”; “mais equipes de limpeza para conter a sujeira dos animais”; e “ampliar e melhorar os sanitários com manutenção diária”.

Com relação às arenas, arquibancadas e camarotes, 89% aprovaram as estruturas. As principais observações foram dirigidas às “arena e arquibancadas pequenas” e “camarotes caros”. As sugestões apresentadas foram “montar mais arquibancadas”, “camarote open bar”; e “molhar mais a areia”.

As atrações, como desfile e provas de agility, foram aprovados por 92% dos que opinaram. Houve reclamações a respeito da “falta de divulgação da agenda de shows”; “atrações com atraso”; “atrações repetitivas”; “atrações não deveriam ter provas com cavalos, apenas com pequenos animais”. O principal elogio foi o comparecimento de “grade público à feira”. Foi sugerida a “venda de cães de raça”, a “criação de uma feira de adoção de animais” e a “vinda de um parque de diversões”.

O quesito “Estacionamento” foi reprovado por 26% dos entrevistados, que sentiram a “falta de estacionamento exclusivo para aqueles que trabalhavam na feira”; e ainda apontaram o “estacionamento longe”; “mal sinalizado” e “caro”. Já a Praça de Alimentação foi a que recebeu a menor nota, com 62% de aprovação. Também foram feitas observações quanto à “falta de meses e cadeiras”, “pouca variedade de produtos”; “barracas fechadas durante o dia”; “cerveja ruim”; “falta de higiene no manuseio dos alimentos” e “preços altos”. Os entrevistados sugeriram que na próxima Faipet a Praça de Alimentação contenha apenas “barracas da cidade”.

Muito embora a Segurança tenha sido aprovada por 89% dos entrevistados, houve reclamações quanto à “segurança desatenciosa”; “homens mal educados”; “falta de segurança na arena durante os shows e na saída do recinto”; “falta de policiamento”, “revista inadequada” e “falta de atenção ao acesso dos camarotes”. Os entrevistados elogiaram “o grande efetivo de homens” e o fato de que “não houve brigas”.

Os shows artísticos também tiveram forte aprovação popular. Conforme o relatório apresentado pela Ouvidoria, 28% dos entrevistados disseram que os shows foram “excelente”, 30% “ótimo”, 28% “bom”, 11% “regular” e apenas 3% classificaram as apresentações musicais como “ruim”. Houve reclamação em função do “atraso dos show”. Como aspecto positivo, “público diversificado”. Foi sugerido que os “shows comecem mais cedo”, “mais shows de rock” e “contratar Eduardo Costa, Maria Cecília & Rodolfo e Jorge & Matheus”.

Os campeões de aprovação entre o público entrevistado foram os quesitos “Stands e Exposições”, com um índice de 97%, entre “bom”, “ótimo” e “excelente”. Houve apenas uma reclamação, relativa à “falta de brindes exclusivos para veterinários”. O público elogiou “a facilidade de acesso; conforto; ótimo espaço; e a beleza da decoração”. Sugestões: “ampliar convites para mais empresas do setor”; “ampliar corredores”; “fixar mapas indicativos das empresas expositoras”; “horário de funcionamento dos stands a partir das 16h, 18h ou 19h”.

Após a apresentação dos resultados da enquete, o prefeito Panone abriu a palavra aos participantes. De modo geral, houve um consenso de que o pouco tempo para a organização do evento – cerca de dois meses - foi crucial para que houvesse atropelos, que certamente serão evitados na próxima edição da Faipet. Os expositores presentes, no entanto, fizeram questão de elogiar o evento. O representante da Agrindus informou, por exemplo, que foram servidas 80 mil amostras de iogurte. Outros parceiros já garantiram presença no próximo evento.

Panone afirmou que “a avaliação geral beira os 80% de aprovação. Isso não significa que está tudo bem. Por isso que a gente está conversando. É preciso de mais tempo para organizar melhor a próxima Faipet”, finalizou o prefeito. A Faipet é uma promoção do Sindicato Rural Patronal de descalvado, com o apoio institucional da prefeitura e Anfalpet (Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos para Animais de Estimação).



Logo do Facebook Deixe seu comentário