Centro de Saúde “Vital Brasil” é entregue totalmente revitalizado à população

Centro de Saúde “Vital Brasil” é entregue totalmente revitalizado à população

Webmaster 27/09/2010 - 15:31

O Centro de Saúde “Doutor Vital Brasil”, localizado na rua Bezerra Paes, no centro, foi entregue totalmente revitalizado, em cerimônia realizada na manhã da última segunda-feira (27), com a presença do prefeito Luís Antonio Panone, do presidente da Câmara, vereador Luiz Carlos Rosa Vianna, secretários municipais, profissionais da Saúde e do ex-secretário da Saúde, doutor Edinir Salvador Sápia. Representando o secretário estadual da Saúde, Nilson Ferraz Páscoa, Maria Tereza Luz Eid da Silva, da DRS de Araraquara. O investimento para a reforma do Centro, que também abrigará o Nasm (Núcleo de Atenção à Saúde da Mulher), foi de R$ 200 mil.

A secretária da Saúde, Márcia Aparecida Bertolucci Pratta, agradeceu os esforços dos funcionários lotados em sua Pasta, “que trabalharam incansavelmente para que esse espaço fosse entregue à população. Nós estamos trazendo diversos procedimentos para cá com o intuito de melhorar o atendimento e a qualidade dos serviços”. Márcia Pratta lembrou do seu início de carreira, há 23 anos, quando começou a trabalhar na área, exatamente naquele local. “Foram os três anos mais significativos da minha vida profissional. Eu tenho orgulho de ter participado da construção desse espaço”, disse.

Maria Tereza Luz trouxe “os cumprimentos do secretário estadual Nilson Ferraz Páscoa pela conquista desse espaço, que tem um significado histórico. Tenho certeza que o prefeito não tem medido esforços para a melhoria da qualidade da Saúde em Descalvado. É preciso que a população venha e e defenda esse espaço e o SUS [Sistema Único de Saúde], que é uma das maiores conquistas do povo brasileiro nas últimas décadas. O governo do Estado fica muito satisfeito por proporcionar um espaço mais adequado para o atendimento da comunidade. Que vocês sejam muito felizes aqui”.

O presidente da Câmara afirmou “que nós, da Câmara Municipal, temos acompanhado as audiências públicas e as ações da atual administração na aplicação dos recursos voltados para a Saúde, que é uma área extremamente sensível. Sei que nem sempre as coisas acontecem como a gente quer, porém a Câmara tem dado todo o apoio aos projetos direcionados à Saúde”. Para Luiz Carlos, a revitalização dos prédios públicos “é extremamente importante”. Por fim, agradeceu aos funcionários pelos serviços prestados. “Sabemos que a procura por parte da população é muito grande. Então, parabéns a todos pela dedicação ao trabalho”.

O prefeito Panone, em seu discurso, agradeceu os funcionários da Saúde e destacou o trabalho da secretária Márcia Pratta, “que tem se mostrado uma excelente profissional”. Panone também fez questão de elogiar o doutor Sápia, “que deu uma grande contribuição à Saúde. Sápia observa na concepção exata o juramento a Hipócrates. Juntamente com os funcionários, ele humanizou a Saúde em Descalvado – e eu quero saudá-los”.

Panone lembrou de algumas das ações da atual administração voltadas para a área da Saúde. “É preciso que a gente volte os olhos para as políticas públicas. Temos executado algumas ações, dentro das nossas possibilidades. Do início do ano até agora, a prefeitura já comprou mais de R$ 1 milhão em medicamentos. Ainda faltam medicamentos? Temos consciência que sim. Por isso é importante o planejamento, porque muitas vezes faltam medicamentos no mercado. Também adquirimos veículos, Van e ambulâncias”.

Nós abrimos os PSFs à noite, no Jardim Albertina e no Parque Morada do Sol. Isso foi necessário, porque é nossa preocupação o cuidado com os mais necessitados, com o trabalhador que não pode perder um dia de serviço para consultar o médico. Portanto, nós estamos planejando a extensão desse trabalho para todos os PSFs, a partir do ano que vem”.

O chefe do Executivo também falou sobre as reformas nos prédios públicos da cidade. “Nós entregamos a Casa do Agricultor, e vamos entregar a nova rodoviária. Todas as escolas públicas municipais passaram ou estão passando por reformas”.

Com relação a abertura de novas Unidades de Saúde da Família, Panone disse que serão erguidas nos bairros do Tamanduá, Milênio e Morada do Sol, retirando o postinho localizado no interior do CAIC – “uma antiga reivindicação dos moradores daquela localidade”.

Ao falar sobre das instalações revitalizadas, Panone fez questão de ressaltar a organização do novo almoxarifado do Centro de Saúde. “Antigamente os remédios ficavam amontoados. Agora o estoque de medicamentos está organizado”.

Sápia – Ao final da cerimônia, o decano dos médicos descalvadenses, doutor Sápia, pediu a palavra. Bem humorado, contou que quando assumiu a Pasta não tinha muita familiaridade com o SUS. “Eu tenho experiência muito grande, são 55 anos de profissão. Mas, sempre atendi em minha clínica particular. De repente eu era gestor do SUS. Conforme conheci as meninas da DRS de Araraquara, me apaixonei e passei a entender o significado e a estrutura do SUS”.

Por fim, num gesto de generosidade, Sápia lembrou de um caso que acontecera logo que ele assumiu a Pasta da Saúde. “Um dia, toca o telefone e era a atual secretária, Márcia. Me disse que estava preparando uma apostila, com informações sobre o SUS. Vejam o capricho dessa menina. Naquela ocasião, a apostila foi muito útil para mim”.

Após as palavras do doutor Sápia, as autoridades descerraram a placa que simboliza a revitalização do Centro de Saúde “Vital Brasil”.

Logo do Facebook Deixe seu comentário