FAIPET

FAIPET

Webmaster 17/09/2010 - 15:12
Foram quatro dias de festa e de bons negócios para os expositores. A 1ª Faipet (Feira Agropecuária e de Produtos Pet) terminou no último dia 12 de setembro. E deixará saudades. Os organizadores calculam que pelo menos 45 mil pessoas compareceram ao evento, que foi uma promoção do Sindicato Rural Patronal, com o apoio institucional da Prefeitura de Descalvado e Anfalpet (Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos para Animais de Estimação).

Na cerimônia de abertura, cerca de 200 convidados, entre autoridades, executivos, religiosos, expositores, representantes do Poder Público e munícipes puderam observar a grandiosidade do evento. Na ocasião, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos oficializou o lançamento do selo alusivo aos 178 anos de Descalvado e o carimbo comemorativo à Faipet.

Após a obliteração – ato simbólico de lançamento das peças filatélicas -, o diretor geral da SPF do Brasil, Charles Henri Boisson, falou sobre a inspiração de Descalvado em se posicionar, definitivamente, no cenário nacional como a Capital dos Produtos PET, e declarou apoio à realização de outras edições da Faipet.

O vice-presidente da Anfalpet e executivo da Royal Canin, Bernard Pouloux, afirmou, em seu discurso, que estava feliz e impressionado com a grandiosidade da Faipet. Pouloux discorreu sobre o potencial de crescimento do segmento PET no país, e em Descalvado. Ao ouvir o coral das crianças do CAIC “Dr. Cid Muniz Barreto”, que entoou uma antiga cantiga de ninar francesa, “Frère Jacques”, no idioma original, o executivo brincou, afirmando que aqueles alunos já tinham uma vaga garantida na Royal Canin – empresa se origem francesa.

Posteriormente, o diretor-presidente da Sygla Desenvolvimento, Sylvio Augusto de Sá e Silva Ribeiro, explanar sobre o projeto Pet City Descalvado - um centro empresarial e logístico, que abrigará galpões industrial e incubadoras de empresas –, resultado de um investimento de aproximadamente R$ 60 milhões.

Em seguida foi a vez de o prefeito Luís Antonio Panone falar sobre a importância daquele momento. O chefe do Executivo descalvadense agradeceu o empenho de todos os participantes, em especial o presidente do Sindicato Rural, Luís Fioroni, e Yves Mief, presidente da Comissão Organizadora da Faipet. “Sonho que se sonha só é apenas um sonho, mas quando se sonha junto é realidade” – disse, referindo-se à realização da feira, que foi organizada em apenas 60 dias.

Panone fez uma viagem no tempo, lembrando dos ciclos econômicos de Descalvado, do café à tecelagem, passando pelo frango de corte, até chegar aos produtos PET. O prefeito afirmou que Descalvado contribui com 10% do faturamento bruto do ramo de nutrição animal, no mercado nacional, com cerca de R$ 600 milhões.

O prefeito discorreu sobre as novas empresas que estão se instalando em Descalvado, como a Aminogel, São Francisco e Pet Club Brasil. Por fim, destacou os índices do município no PEA (População Economicamente Ativa), monitorados pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, do governo do Estado, que mostram que de janeiro a março desse ano a população empregada ficou acima da média estadual. A PEA de Descalvado alcançou 58,6%, enquanto a média no estado ficou em 55,9%.

Em seguida, o prefeito Panone e o vice-prefeito Antonio Carlos Reschini (Becão) convidaram a todos os presentes a participar do coquetel de lançamento da Faipet. Começava, naquele instante, um novo ciclo em Descalvado.





Logo do Facebook Deixe seu comentário