Abastecimento de Água

Abastecimento de Água

Webmaster 19/08/2010 - 00:15
A Semarh esclarece a suspensão temporária no abastecimento de água que tem ocorrido desde o dia 13 de agosto, última sexta-feira.


Nos últimos 15 dias a SEMARH tem enfrentado uma série de problemas de ordem técnica e que tem afetado o abastecimento de alguns bairros de nosso município. Os bairros afetados são: Jardim Albertina, Milênio, São Cristóvão, Parque Vitória, Portal dos Coqueiros, Ricardo Cesar, Recanto dos Ipês, Morumbi e parte do Jardim Colonial.


Inicialmente, houve a interrupção do fornecimento de água no Jardim Ricardo César devido à queda de energia elétrica, que prejudicou o bombeamento naquele local. Em função disso, foi necessário bombear parte água do reservatório localizado no Jardim São Cristóvão, com o objetivo de auxiliar o abastecimento das residências do Ricardo César.


À exceção do Jardim Ricardo César, todos os demais bairros citados anteriormente são abastecidos principalmente pela ETA (Estação de Tratamento de Água), ou seja, com água das Represas Rosária e Calmon. O único poço que auxilia em parte no abastecimento dos bairros Recanto dos Ipês, Morumbi e parte do Jardim Colonial tem uma vazão de 4 m3/h – portanto, muito baixa.

A água que abastece estes nove bairros é bombeada da ETA até o Reservatório do Berto, que tem capacidade estimada em 700 mil litros. Trata-se de um sistema bastante complexo, muito antigo e de operação delicada, pois qualquer mudança desencadeia uma espécie de efeito cascata que provoca o esvaziamento de todos os reservatórios.

Outro fator que contribuiu para o colapso de todo este sistema de reservação foi uma queda de energia que ocorreu no dia 13 de agosto - no local onde está localizado o Reservatório do Berto -, sobrecarregando a capacidade de abastecimento daquele sistema para as regiões citadas. Com isso, houve queda no nível deste reservatório, e, portanto, queda no abastecimento dos reservatórios da Albertina.


Soma-se a isto o grande consumo de água que vem ocorrendo nestes períodos de seca e de muitas queimadas, fatores que contribuem para aumento no consumo de água, já que muitas pessoas usam mangueiras para lavar as calçadas.

Muito embora os problemas já tenham sido detectados e se encontram em fase de solução, em razão da complexidade do chamado Sistema Berto, e suas interligações, a SEMARH comunica à população atingida que há necessidade de dar continuidade à suspensão temporária por um período de 10 dias, como medida de precaução, para não agravar o problema e evitar transtornos futuros. Esta suspensão, divulgada via rádio e carro de som nas ruas, está ocorrendo deste o dia 16 e permanecerá até o dia 26 de agosto, das 13 às 17h, nos bairros citados. Esse é o horário em que o consumo de água é menor entre a população.


Esta ação emergencial em nada contradiz o que foi publicado na imprensa local, no dia 14 de agosto. O que houve foi uma sucessão de problemas relacionados à capacidade de reservação de água e não à quantidade de água.

As represas Rosária e Calmon seguem sem qualquer comprometimento na capacidade normal. Os níveis de ambas estão sendo mantidos graças à atenção constante que a equipe da SEMARH tem dado para controlar o bombeamento das represas e entre as represas. Soma-se a isto, a quantidade de chuva que ocorreu no ano de 2009, contribuindo com nossas reservas nas duas represas. Ações também foram planejadas e estão sendo executadas para mantermos nosso principal manancial. Exemplo disso é o reflorestamento do seu entorno da Represa Rosária. No próximo mês haverá inicio da segunda etapa de plantio de espécies nativas, que totalizarão 12 mil mudas plantadas.

Logo do Facebook Deixe seu comentário