Instalações do Serviço Municipal de Merenda Escolar passam por reforma

Instalações do Serviço Municipal de Merenda Escolar passam por reforma

Webmaster 27/07/2010 - 09:16
Desde o dia 25 de junho, o SMAE (Serviço Municipal de Merenda Escolar) vem passando por reforma das instalações e manutenção dos equipamentos. De acordo com Suzy Rosane Cerantola Boarini, chefe do setor, as obras devem terminar em meados de agosto e não deverão afetar o fornecimento de alimentação aos alunos da rede pública de ensino.

Os trabalhos começaram pouco antes do recesso escolar. A padaria municipal e demais setores receberam pisos novos. As telhas, forros e telas foram trocados e as grelhas, que ligam os equipamentos à rede de esgoto, receberam melhorias. Foi construído um novo ambiente, em que ficarão guardados os arquivos com o histórico dos trabalhos realizados pelo SMAE.

Foram trocadas as janelas, do tipo basculante, da cozinha industrial, por amplos janelões – que tornam o ambiente de trabalho das cozinheiras muito mais arejado. “Já tive situações em que algumas merendeiras ficaram indispostas, devido ao calor que fazia no ambiente. Agora há uma abertura muito maior. Com certeza, além do conforto proporcionado aos nossos funcionários, certamente o rendimento dos servidores será melhor”, afirmou Suzy Boarini.

Com relação aos equipamentos, o forno foi restaurado e os equipamentos da cozinha, com o as caldeiras e processadores, passaram por revitalização. “Esses trabalhos de reforma e revitalização estavam previstos pela secretária de Educação, professora Rosinês Pozzi Casati Gabrielli, e pelo prefeito Luís Antonio Panone. Nesse ano os trabalhos estavam previstos em dotação orçamentária. Portanto, pudemos dar início às obras”, disse a chefe do SMAE.

“Com essa revitalização” – continuou Suzy Boarini -, “nós pretendemos cumprir integralmente as novas diretrizes voltadas para a merenda escolar, previstas na lei 11.947, promulgada no ano passado pelo governo federal, no que tange à segurança e educação alimentar, promovendo uma alimentação saudável às nossas crianças e adolescentes”.

Para a chefe do SMAE, essas novas diretrizes do governo federal – que propõem uma alimentação mais saudável, nutritiva e saborosa – juntam-se aos esforços do governo do estado de São Paulo, que recentemente enviou uma séries de kits com informações relativas à educação alimentar aos pais, alunos e servidores do magistério. “Com o apoio da secretária professora Rose e do prefeito Panone, nós, do SMAE, estamos engajados no sentido de criarmos uma nova consciência alimentar”.

De acordo com Suzy Boarini, o SUS (Sistema Único de Saúde) consome cerca de 70% dos recursos no tratamento de (DNTs) Doenças Não-Transmissíveis – como obesidade, diabetes, hipertensão etc. “É necessário fazer um trabalho preventivo, para que tenhamos, no futuro, adultos saudáveis. Nós sabemos que até mesmo entre as famílias com menos recursos, há crianças obesas. Não basta apenas fornecer a merenda. É preciso incentivar os pais e alunos a adotarem uma alimentação saudável”, finalizou Suzy Boarini.

Logo do Facebook Deixe seu comentário