Nota do Desligamento do Dr Sápia

Nota do Desligamento do Dr Sápia

Webmaster 24/07/2010 - 00:29
O Dr. Edinir Salvador Sápia deixa a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Descalvado com um legado muito interessante. Com 80 anos de idade e 55 dedicados à Medicina, Sápia superou desafios e demonstrou toda a dedicação - que lhe é peculiar - ao serviço público de saúde do município e na gestão do SUS (Sistema Único de Saúde).

Nomeado pelo prefeito Luís Antônio Panone para ocupar o cargo de Secretário de Saúde no atual Governo Municipal, Sápia tinha a responsabilidade em humanizar o atendimento da Saúde à população, sobretudo aos mais carentes. Com coragem, audácia e simpatia, mostrou aos profissionais da saúde a importância dos cuidados com os pacientes e a necessidade em auxiliá-los nos momentos de enfermidade.

Durante sua permanência na pasta, Sápia priorizou a oferta de medicamentos, além de ter dado atenção especial aos serviços rotineiros como controle da dengue e as diversas campanhas de prevenção e vacinação. Na Saúde que os reflexos do fechamento da Coperfrango foram mais sentidos. Todos os quase dois mil funcionários diretos da cooperativa, antes atendidos por convênio médico particular, caíram na rede básica e o aumento na demanda de atendimentos como consultas médicas e mais medicamentos foram driblados e garantidos graças à sabedoria do estimado Dr. Sápia.

O atendimento noturno nas Unidades de Saúde da Família do Jardim Albertina e Parque Morada do Sol, a inauguração da USF São Sebastião, a luta travada com os médicos para o cumprimento da jornada de trabalho, a diminuição das filas à espera de exames de endoscopia e cirurgias eletivas, o enfrentamento da Gripe A(H1N1) e a oferta do Teste do Pezinho Mais para toda a população, também marcaram a passagem de Sápia na Secretaria de Saúde.

Aos 80 anos de idade, a força de um homem que revelou também aos usuários da rede básica seu ânimo para atender os mais diversos chamados, sejam eles de pacientes que precisam de transporte de ambulância para centros médicos em outras localidades ou pelo ato heróico em descer escadas e atravessar uma multidão de pessoas no desfile cívico para socorrer uma senhora que havia passado mal.

Sápia, sua sabedoria, garra e entusiasmo serviram para dar bases ao Governo Municipal.

Continuamos a contar com seu valioso apoio para nossas iniciativas e entendemos os motivos que o levaram a pedir seu desligamento.




Logo do Facebook Deixe seu comentário