Secretário Edner Tortella vai à Úmbria em missão Técnica-Institucional

Secretário Edner Tortella vai à Úmbria em missão Técnica-Institucional

Webmaster 24/07/2010 - 00:15
O objetivo é fortalecimento econômico dos municípios que compõem o convênio “Brasil Próximo”

O secretário de Planejamento, Desenvolvimentos, Obras e Serviços Públicos, engenheiro Edner Tortella, embarca nesse sábado (24) para a cidade de Perugia, na região da Úmbria, em missão Técnica-Institucional, como parte do convênio “Brasil Próximo”. Os custos da viagem serão integralmente pagos pelo governo federal, não cabendo à prefeitura de Descalvado nenhuma despesa. A delegação, no âmbito federal, será composta pela Secretária Executiva Brasileira, por um representante da Subchefia de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais. No âmbito regional será composta pelo secretário executivo do projeto, três técnicos dos municípios envolvidos e pelos quatro pesquisadores-chefes de subprojetos.

A missão tem como objetivo realizar visitas técnicas aos parques tecnológicos, a micro e pequenas empresas, às agências de desenvolvimento e centro de inovação e informação para as Pequenas e Médias Empresas (PME), além de planejar ações e definir atores para o Plano Operativo Anual de 2011 do projeto “Apoio às Pequenas e Médias Empresas da Região Centro Paulista”. Apenas Rio Claro, Araraquara e Descalvado foram escolhidas pelo governo federal para enviar um representante do corpo técnico.

Em 22 de julho de 2009, o prefeito Luís Antônio Panone, e os chefes do executivo dos outros cinco municípios que integram o Convênio Brasil-Itália assinaram, em Araraquara, o Protocolo de Intenções com as diretrizes do programa. O documento formaliza a união dos esforços em vista dos projetos de fortalecimento econômico dos participantes com as regiões italianas do Marche, Toscana, Úmbria, Emilia Romagna e Ligúria e estabelece as primeiras ações a serem cumpridas pelos governantes. Além de Descalvado, o acordo de cooperação compreende as cidades de Araraquara, São Carlos, Rio Claro, Itirapina e Ribeirão Bonito.

Os municípios conveniados somarão esforços para implantação da Rede Integrada de Serviços e Apoio Tecnológico ao Desenvolvimento da Região Centro Paulista, onde serão criados Observatório de Desenvolvimento Regional, Centro para a Inovação da Micro e Pequena Empresa, Núcleo Regional de Informação em Ciência e Tecnologia e Núcleo de Apoio à Agricultura Familiar e Agronegócios.

Os centros e núcleos servem para incentivar e promover as micro e pequenas empresas e criar políticas de desenvolvimento à agricultura familiar e ao agronegócio, de modo a integrar os assentamentos rurais e estimular a pesquisa científica. Neste sentido, a estrutura de governança do projeto será composta por prefeitos, universidades, associações comerciais dos seis municípios participantes, representantes do Ciesp, Fiesp e Sebrae - além dos órgãos de representação da agricultura familiar.

Vale destacar que, a pedido do prefeito Panone, a Unicastelo foi inserida no Comitê de Desenvolvimento Integrado e Sustentável, considerando sua estrutura física e qualificação profissional.

Programação – A delegação chega em Roma no dia 25 de julho e imediatamente segue para Perugia. No dia 26, reunião de preparação da delegação brasileira e apresentação da equipe italiana. Às 15h, reunião de coordenação técnica para adequação do plano operativo do projeto Centro Paulista. No dia 27, às 9h, visita ao Parque Tecnológico da Úmbria – Parco 3ª.

Às 15h, Seminário sobre os instrumentos no âmbito do centro de inovação e transferência de novas tecnologias de financiamento e assistência às micro e pequenas empresas. No dia 28, pela manhã, visita ao Centro de Tecnologia da Universidade de Perugia. À tarde, Seminário.

No dia 29 de julho, visita à Agência de Desenvolvimento da Úmbria – Sviluppumbria. Às 15h, Seminário sobre centro de informação para as PME e funcionamento de guichês territoriais.

Na manhã seguinte, visita À Prefeitura de Perugia e encontro de Gestores. Às 15h, reunião técnica. O retorno da delegação ao Brasil está previsto para o dia 31 de julho, às 9h.

Logo do Facebook Deixe seu comentário