Jovens descalvadenses participam do Ação Jovem, em São Carlos

Jovens descalvadenses participam do Ação Jovem, em São Carlos

Webmaster 14/07/2010 - 22:59
Desde o último dia 5 de julho, trinta descalvadenses estão participando do programa “Ação Jovem – Programa de Educação Para o Trabalho – Novas Conexões”, em São Carlos, envolvendo uma parceria entre o governo do Estado, SEADS (Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social), SESC, Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e prefeitura de Descalvado.

O programa é voltado a jovens beneficiários de 15 a 21 anos de idade, que estejam cursando do 8º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. A coordenação dos trabalhos está sob o comando da chefe de Administração de Projetos, Programas e Ações Sociais, Silvia Penatti.

Os jovens terão acesso a cursos de capacitação profissional, visando a preparação dos mesmos para o mercado de trabalho. O transporte e a alimentação dos alunos ficarão por conta da prefeitura. As aulas serão de segunda a sextas-feiras, na sede do SENAC, em São Carlos. O término do curso está previsto para 5 de dezembro.

Em conversa com os pais dos alunos, que estiveram no anfiteatro da prefeitura para a efetivação da matrícula dos estudantes, o prefeito Luís Antonio Panone destacou que o maior desafio da atual administração é a luta contra o desemprego e a criação de novos postos de trabalho. “Com o fechamento da Cooperativa, muitos pais de família ficaram desempregados. Parece que o problema está sendo resolvido, já que a Rigor Alimentos adquiriu o Abatedouro e a Fábrica de Ração. Em breve, serão oferecidas centenas de novas vagas para os trabalhadores e trabalhadoras locais”.

Panone falou da importância da parceria entre a prefeitura e o chamado “Sistema S”, que engloba entidades como o SESI, SESC e SENAI. “Essas parcerias possibilitaram a nossa cidade receber uma nova escola do SESI, no Alto da Boa Vista, que terá uma área construída de cinco mil metros quadrados. Nós investimos mais de R$ 2,5 milhões em obras de infra-estrutura urbana. Com o SENAI, vamos instalar, ainda em setembro, uma escola técnica profissionalizante, com cursos de funilaria e mecânica automotiva. Agora, com o SENAC, o programa “Ação Jovem”, voltado para o empreendedorismo”, disse o prefeito.

O chefe do Executivo destacou que em breve será inaugurada em Descalvado uma nova unidade das “Lojas Cem”. “Com essa nova loja de departamentos, certamente será necessária mão-de-obra especializada, para o atendimento dos clientes. Por isso é necessário que nossos jovens aprendam a trabalhar no comércio, que tenham uma visão de empreendedorismo”.

Por fim, Panone conclamou os pais “a seguirem os passos de seus filhos”. “É preciso melhorar a vida das pessoas ensinando-as a pescar e a conquistarem bens com o fruto do trabalho. A transformação passa pela Educação”, finalizou.


Logo do Facebook Deixe seu comentário