Descalvado realiza atividades na campanha do ‘Maio Amarelo’

Descalvado realiza atividades na campanha do ‘Maio Amarelo’

Webmaster 13/05/2022 - 21:16
A partir da próxima segunda-feira [16], a Prefeitura Municipal de Descalvado estará realizando diversas atividades educativas no contexto do ‘Maio Amarelo’, nomenclatura instituída como o mês de prevenção dos acidentes de trânsito.

A mobilização acontecerá em diversas unidades escolares do município, por meio de atividades educativas, palestras e de conscientização. Além disso, um passeio ciclístico foi programado para acontecer no dia 29 de maio [domingo], com saída as 8h na Praça da Matriz.

“A adesão ao Maio Amarelo reforça o foco da administração municipal em temas de grande importância para a nossa população, como é o caso da segurança e educação do transito. Com o empenho de diversas Secretaria Municipais e do Departamento Municipal de Trânsito, diversas atividades foram programadas de forma com que nossas crianças e adolescentes se atentem a importância de combater a imprudência que é uma das causas maiores dos acidentes”, explicou o chefe da seção de engenharia, sinalização e educação de trânsito, Vagner Augusto.

De acordo com a proposta do Poder Público Municipal, as atividades do ‘Projeto Mobilidade Urbana nas EMEI’s’ devem se estender até o dia 23 de maio, em 8 unidades da rede municipal de educação. Um dos eixos do projeto é o de colocar em pauta o tema ‘segurança viária’ e mobilizar os alunos em ações que possam propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

A CAMPANHA: “JUNTOS SALVAMOS VIDAS”

A nona edição do Maio Amarelo começa com a missão de conscientizar a população de que cada pessoa é capaz de salvar vidas todos os dias. O respeito as leis de trânsito e pequenas atitudes do dia a dia, como cordialidade, empatia e solidariedade, seja na condução de um veículo ou andando pela cidade, podem fazer a diferença. “Juntos Salvamos Vidas” é o tema de 2022.

O Movimento Maio Amarelo nasceu em 2014 com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

“Essa mobilização social foi criada para desenvolver uma ação coordenada entre a sociedade civil, a iniciativa privada e o Poder Público, para juntos discutir e gerar engajamento nessa causa que afeta a todos nós, com o objetivo único de acabar com as mortes e as lesões provocadas pelos acidentes de trânsito no Brasil”, explica o diretor-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária [ONSV], José Aurelio Ramalho

Em 2019, segundo dados do Ministério da Saúde, foram mais de 31 mil mortes no trânsito no país, demonstrando um acidente fatal a cada 16 minutos nas vias e rodovias brasileiras.

Logo do Facebook Deixe seu comentário