Denúncia aponta que idosos sofrem maus-tratos no Asilar

Denúncia aponta que idosos sofrem maus-tratos no Asilar

Webmaster 01/04/2022 - 07:04
Vídeos e fotos mostram idosos em situação degradante, seminus, desnutridos, sujos com suas fezes, deitados e dormindo no chão




No início da noite de ontem, 31 de março, o Descalvado Agora recebeu uma séria de vídeos e fotos, respaldando uma grave denúncia de maus-tratos que estavam acontecendo com vários idosos na instituição de longa permanência de idosos denominada Asilar, em Descalvado.

As imagens são fortes, nelas podemos ver diversos idosos, homens e mulheres, seminus ou completamente nus, deitados no chão ou em finos colchões, desnutridos, imersos em suas próprias fezes, relatando, além do que já podemos constatar nas imagens, que sofrem maus-tratos, passam frio, fome e quiçá outras violações aos direitos fundamentais, sendo eles a vida, a dignidade da pessoa humana, a saúde e muitos outros.

Idosos nus e seminus jogados ao chão
No farto material enviado pela denunciante é possível ver, em um dos vídeos, que vários idosos estão completamente abandonados à própria sorte, sem nenhum tipo de cuidado, sem acolhimento psicológico, sem atendimento médico, tratados com total desrespeito à dignidade da pessoa humana.


Vejamos o caso deste senhor na imagem, que está literalmente jogado ao chão, completamente nu, aparentando estar desnutrido, dado seu porte físico, que mal conseguiu balbuciar algumas palavras.

Em outro vídeo podemos ver outro senhor, também seminu, que quando indagado pela denunciante como estava, conseguiu apenas responder “sobrevivendo”.




Abandono total
Os maus-tratos continuam, pois é possível ver em outro vídeo que uma pessoa, aparentando ser cuidadora, denuncia que um idoso do sexo masculino está “desde o ano passado” com o abdômen inchado, supostamente com infecção de urina, porém, o receio desta cuidadora é que ninguém o leve para tratamento ou para a realização de exames para identificar qual a sua real condição.

Em outro vídeo podemos ver outra cena revoltante, em que um idoso está jogado no chão, em que a cuidadora relata que ele é paciente de AVC – Acidente Vascular Cerebral, que diz a ela “não deixa eu morrer não”.

Na imagem ao lado podemos ver um idoso deitado no chão, ao fundo da imagem, porém, é possível ver também que o ambiente possui fezes não apenas no chão, mas também na parede, demonstrando o total grau de abandono e falta de higiene que os idosos eram obrigados a enfrentar.

Cadáver abandonado
A denunciante informou para a redação do Descalvado Agora que a situação dos idosos e o grau de abandono é tamanho que em uma ocasião, uma senhora faleceu por volta das 9h da manhã, mas ficou abandonada no chão até as 18h.

Ainda segundo a denunciante a ordem que as cuidadoras recebiam era para “não trocar os idosos porque gasta fralda” e que levava os idosos no médico “só em ultimo caso”, em total negligência a vida desses idosos.

Depoimento de uma idosa
Optamos por não publicar todo o material, pois expunha as pessoas que lá estavam a uma situação mais vexatória do que as que já vivenciam diariamente, porém, um dos vídeos chamou a atenção de nossa redação, o de uma senhora que aos prantos assim dizia:

“Eu quero ir embora daqui. Eu preciso de ajuda para eu ir me embora daqui porque eu estou me sentindo coagida aqui. Eu não sou bandida. A chefe daqui falou se soubesse que as duas cuidadoras estavam me dando cobertura ia me mandar.. ia mandar primeiro ... a... a.. menina embora as empregadas depois ia manar eu ...”

Realmente é lamentável a maneira como esses seres humanos estavam sendo tratados.

Site na internet
Ao acessarmos o site na internet desta instituição de longa permanência de idosos vemos idosos bem vestidos, aparentando serem bem cuidados, uma situação completamente diferente da realidade que pode ser constada nos vídeos e fotos enviados para nossa redação, com o testemunho da denunciante, que demonstram os maus-tratos.

No site ainda é possível verificar que a instituição possui como presidente o senhor José Wellington Bezerra da Costa, que consta na Wikipedia como sendo um pastor pentecostal brasileiro, líder das Assembleias de Deus no Brasil, tendo sido presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil de 1988 a 2017.

O site transparencia.cc informa que José Wellington Bezerra da Costa é empresário, com participação em mais de 100 empresas cadastradas na Receita Federal, com os tipos matrizes e filiais.

Prefeitura e Ministério Público atuando em conjunto
A denunciante, além de enviar todo o farto material para a redação do Descalvado Agora, fez a mesma denúncia no Ministério Público, que imediatamente determinou que a prefeitura de Descalvado, sob a coordenação do CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social, compusesse uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, profissionais da rede de atendimento e assistência social, dentre outros, realizasse um vistoria na entidade, sem prévia comunicação, com o objetivo de comprovar as denúncias, o que começou ser feito logo as 7h da manhã desta sexta-feira.

Caso as denúncias se confirmem o local poderá ser interditado e os idosos serão realocadas para locais onde contarão com os devidos cuidados necessários à sua saúde física e psicológica, além de os responsáveis pelo Asilar serem investigados para futura responsabilização criminal.



Fontes:
Wikipedia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Wellington_Bezerra_da_Costa
Transparência CC: https://transparencia.cc/dados/socios/517108/jose-wellington-bezerra-da-costa/
Logo do Facebook Deixe seu comentário