Prefeitura realiza mutirão para coleta do exame Papanicolau neste sábado

Prefeitura realiza mutirão para coleta do exame Papanicolau neste sábado

Webmaster 12/03/2022 - 19:22
Em mais uma ação em prol das mulheres, a Prefeitura de Descalvado, por meio da Secretaria de Saúde, promove neste sábado [12] uma campanha do exame de Papanicolau, realizado na prevenção do câncer do colo do útero. O mutirão acontecerá das 13h às 16h, no Centro de Saúde.

O exame preventivo é a principal estratégia para detectar precocemente as lesões. Com o diagnóstico inicial, antes que a mulher perceba os sintomas é possível detectar alterações causadas pelo HPV, câncer de colo de útero, infecções vaginais, Inflamações vaginais e outras doenças sexualmente transmissíveis. A recomendação para toda a mulher que tem ou já teve vida sexual é que realize o exame preventivo periódico. O Papanicolau pode ser coletado em qualquer período do ciclo menstrual.

A ação é mais uma das medidas adotadas pela Secretaria de Saúde, com o objetivo de cuidar da comunidade que não procura regularmente um atendimento médico, bem como levar informações aos que desconhecem os serviços disponibilizados pela rede pública municipal. Todos os meses, são trabalhados temas relacionados à prevenção, diagnóstico e qualidade de vida junto às equipes atuantes nas unidades de saúde.

Vale ressaltar que a disponibilidade destes exames é resultado da parceria entre a Prefeitura de Descalvado e o Hospital de Amor de Barretos. “As descalvadenses têm à disposição o exame do Papanicolau por meio da parceria entre a Prefeitura e o Hospital de Amor de Barretos. A ação facilita um diagnóstico precoce e não causa desconfortos à mulher. Após a coleta, a Secretaria da Saúde encaminha todo o material para os laboratórios do Hospital de Amor e os resultados serão informados por nossas equipes”, explicou o Secretário de Saúde Wander Boneli.

A Secretaria de Saúde também informou que o mutirão será repetido no próximo dia 24 de março [quinta-feira], também no Centro de Saúde, das 13h às 18h.

Logo do Facebook Deixe seu comentário