Vaguinho sugere posto médico ambulante para a zona rural

Vaguinho sugere posto médico ambulante para a zona rural

Webmaster 17/02/2022 - 18:11
O vereador Vagner Basto [Republicanos] sugere à Secretaria Municipal de Saúde a criação de um posto médico circulante para atendimento às pessoas que residem na zona rural e não têm condições de realizar o acompanhamento médico nas unidades de saúde.

A sugestão é que o posto médico circulante seja composto por médico, enfermeiro, técnico em enfermagem e escriturário. “Descalvado possui uma extensa área rural e muitas pessoas que residem distantes da zona urbana”, aponta.

“O deslocamento dos moradores da zona rural nem sempre é fácil, de modo que a grande maioria não realiza o acompanhamento de doenças e as consultas médicas de rotina nas unidades de saúde, como é feito com os moradores da zona urbana”.

ATIVIDADES EM PRAÇAS

Vaguinho à Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo [SELT] a contratação de profissionais de educação física para promover atividades em praças e locais públicos para atender à população que reside nas regiões mais distantes ao Ginásio de Esportes.

O parlamentar observa que o principal polo esportivo do Município é o Ginásio de Esportes, onde se concentram as atividades físicas como futebol, vôlei, basquete, corrida, caminhada e natação, dentre outros.

Para ele, “a população que reside nas regiões mais distantes não possui opções para a realização de atividades físicas e, muitas vezes, não se sentem atraídos devido à falta de oportunidades”.

Vaguinho considera que “a realização de esportes e atividades físicas é essencial para o bem-estar físico e mental em todas as idades e, muitas vezes, responsável pela prevenção de diversas doenças”.

Na opinião dele, “os profissionais de educação física estão aptos a guiar diversas atividades que necessitam apenas de um espaço amplo, ao ar livre, e poucos equipamentos para treinos funcionais, aulas de ritmos e alongamentos, dentre outros.

COBERTURA

O vereador solicita à Secretaria de Educação e Cultura que providencie a cobertura do pátio do Centro de Educação Infantil [CEI] “Gustavo Sicchiroli Guimarães”, cujo tem área de cobertura muito pequena e, nos dias de chuva, não é possível frequentá-lo.

Este fato, conforme Vaguinho, “prejudica a realização de importantes atividades, as refeições, e causa transtornos aos funcionários e alunos da creche, uma vez que as crianças, acostumadas a brincar em espaço amplo, ficam impacientes por terem que ficar dentro das salas fechadas”.

Logo do Facebook Deixe seu comentário