Secretaria de Saúde alerta sobre boatos relacionados a realização de exames para detecção

Secretaria de Saúde alerta sobre boatos relacionados a realização de exames para detecção da Covid-19

Webmaster 11/02/2022 - 20:00
Nesta semana, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Descalvado fez um alerta sobre o avanço de boatos relacionados aos testes realizados para a detecção da Covid-19, difundidos, em sua grande maioria, por meio das redes sociais e por aplicativos de mensagens instantâneas.

De acordo com o alerta, recentemente tem crescido um boato de que pessoas vacinadas contra a Covid-19 podem apresentar “Falso-Positivo" nos resultados de seus exames. Em alguns casos, o boato é acompanhado da orientação – absurda – de que a pessoa não faça um teste mesmo que tenha sintomas por causa do suposto “falso-positivo”.

Será que isso é possível? Para entender se existe essa possibilidade, é necessário se aprofundar sobre o funcionamento dos imunizantes e dos exames disponíveis no país.

FALSO-POSITIVO EM TESTE DE DETECÇÃO DO VÍRUS DA COVID-19

Esses são os principais testes para avaliar a infecção pela covid-19 em pessoas assintomáticas ou com sintomas:

RT-PCR: é teste molecular baseado na pesquisa do material genético do vírus [RNA] em amostras coletadas por swab da nasofaringe. È considerado o exame laboratorial padrão-ouro para diagnóstico da infecção.

RT-LAMP: é outro teste molecular que pesquisa RNA do vírus, mas, neste caso, por amplificação isotérmica. A coleta também é realizada por swab de nasofaringe e sua sensibilidade é pouco inferior ao RT-PCR de nasofaringe. Sua principal vantagem é a rapidez do resultado.

Antígeno de Sars-coV-2: é um teste imunológico baseado no reconhecimento do antígeno [uma parte da estrutura do vírus] em amostra coletada s por swab de nasofaringe. Sua principal vantagem é apresentar rápido resultado por um custo mais baixo. Sua sensibilidade é inferior ao RT-PCR.

Segundo José Geraldo Leite Ribeiro, mestre em infectologia e medicina tropical pela UFMG [Universidade de Minas Gerais] e Epidemiologista do Grupo Pardini. Se uma pessoa é vacinada e apresentar em qualquer um desses testes com resultados positivo é por que ela está realmente infectada.

Ribeiro afirma que, independente da dose de imunizante recebida, os exames não serão positivados, e que estes são procedimentos sensíveis e bastante específicos em relação ao vírus da covid-19 e oferecem um diagnóstico de maior certeza.

Conclui-se que nenhuma das vacinas utilizadas contra a Sars-CoV-2 é capaz de positivar os testes RT-PCR, RT-LAMP ou de antígeno, visto que, comprovadamente, não produzem vírus capazes de fazer com que o resultado seja “Falso-Positivo”. Além disso, a resposta imunológica não é produzida no mesmo local onde as amostras são recolhidas, que é na nasofaringe.

Logo do Facebook Deixe seu comentário