Secretaria de Educação e Cultura da prefeitura de Descalvado abre inscrições para candidat

Secretaria de Educação e Cultura da prefeitura de Descalvado abre inscrições para candidatos a vagas no Conselho Municipal de Política Cultural

Webmaster 11/02/2022 - 20:00
O Conselho Municipal de Política Cultural de Descalvado - COMCULT [Gestão 2019-2021] com o objetivo de atender aos princípios da diversidade das expressões culturais e da democratização dos processos decisórios previstos no Sistema Nacional de Cultura – SNC, propôs ao poder executivo publicar uma nova lei de criação para o COMCULT em substituição a Lei 2.722/2006, alterada pela Lei 2.757/2007. A nova lei 4690/2021, alterou a nomenclatura do “Conselho Municipal de Cultura” para “Conselho Municipal de Política Cultural”, como preconiza o SNC; ampliou sua composição, que agora é por área; e adotou a escolha democrática dos representantes da sociedade civil.

Processo Seletivo para suprimento de vagas dos representantes da sociedade civil para a Gestão Biênio 2022/2024 é por chapa e deve incluir titular e suplente. Cada chapa só pode concorrer a uma vaga. São elas: Música; Artes Corporais [Teatro, Dança, Circo e afins]; Manifestações Culturais Urbanas [audiovisual, capoeira, RPG, hip hop e afins]; Literatura; Diversidade de Gênero; Artes Plásticas, Artesanato, Artes Visuais e manifestações correlatas.

As inscrições dos candidatos se iniciou no último dia 09 de fevereiro e se encerram em 11 de março. Os interessados devem acessar o edital que está disponível no Diário Oficial do Município através do link http://www.descalvado.sp.gov.br/novoportal/prefeitura/index.php/diario_oficial/ano7ed167.pdf. Lá ele poderá encontrar todas as informações necessárias para sua inscrição como lista de documentos, link para inscrição e pré-requisitos. Poderão se candidatar artistas e trabalhadores da cultura residentes no município e/ou que atuem na cidade de Descalvado, maiores de 18 anos, de preferência em suas áreas de atuação: música, teatro, dança, capoeira, artesanato etc.

O Conselho Municipal de Política Cultural de Descalvado – COMCULT é órgão colegiado de caráter deliberativo, consultivo e fiscalizador das ações culturais do Município, tendo como objetivo promover a participação democrática dos vários segmentos da sociedade que integram a ação cultural, institucionalizando a relação entre sociedade civil e poder público. Seu principal objetivo é acompanhar, orientar, articular e definir diretrizes para as políticas públicas culturais do município, por isso é tão importante a participação dos artistas e trabalhadores da cultura na sua composição.

Logo do Facebook Deixe seu comentário