Descalvado, 29 de Maio de 2022 Busca:   
Descalvado

Exército Brasileiro faz homenagem à Descalvado e batiza novo blindado com o nome da cidade

26/12/2021

Sentimento de honra e de patriotismo tomaram conta das autoridades presentes na solenidade de entrega oficial de veículos militares.


Na última terça-feira [21], o município de Descalvado recebeu uma honrosa homenagem do Exército Brasileiro, motivo pelo qual deixou o prefeito Becão – acompanhado do Procurador Geral do Município, Dr. Daniel Bagatini, do Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Valdecir Marcolino, e do Assessor de Comunicação Social, Marinho Zambelli – tomados pelo sentimento de patriotismo e de privilégio por estarem representando toda a população descalvadense naquela solenidade histórica.

Ocorre que o 13º Regimento de Cavalaria Mecanizado, sediado em Pirassununga, recebeu quatro novas viaturas blindadas, e como forma de homenagear os municípios parceiros do Exército Brasileiro, batizou os veículos com os nomes de Descalvado, Porto Ferreira, Tambaú e Barretos. A solenidade foi comandada pelo Tenente-Coronel Daniel Coutinho e Souza. O 13° RC Mec é uma unidade diretamente subordinada à Brigada Anhanguera, Grande Unidade pertencente à 2ª DE.

A viatura VBTP-MR Guarani [Viatura Blindada de Transporte de Pessoal Médio sobre Rodas - Guarani] pertence à família de veículos militares blindados de combate, e é desenvolvida no Brasil pelo Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro. O Guarani é baseado no Iveco SuperAV 8x8 e foi pensado como sucessor do tradicional veículo nacional EE-11 Urutu.

O Guarani é fabricado pela fábrica da Iveco, sediada no município de Sete Lagoas [MG]. A fábrica foi construída com um investimento de R$ 55 milhões, gerando inicialmente 200 empregos diretos e 1400 indiretos. A estimativa de produção é de 115 unidades por ano, porém sua capacidade pode chegar a 200/ano. O Guarani possui cerca de 90% de componentes brasileiros, sendo também o aço da blindagem de fabricação brasileira.

O Projeto Guarani faz parte da Estratégia Nacional de Defesa e integra a frota modernizada do Exército, que possui a propriedade intelectual do blindado. O veículo transforma as Organizações Militares de Infantaria Motorizada [transportadas em caminhões], em Organizações Militares de Infantaria Mecanizada.

Os quatro veículos destinados ao 13º RC Mec foram oficialmente entregues nesta terça-feira, dia 21 de dezembro. Os veículos receberam os nomes de 4 cidades do interior paulista, sendo um deles batizado com o nome de Descalvado. Coube ao prefeito Becão [assim como aos demais prefeitos das outras 3 cidades homenageadas] a honra de “batizar” oficialmente o veículo através da quebra de uma garrafa de champagne – uma tradição das Forças Armadas do Brasil nas cerimônias que marcam a entrega de novos equipamentos e veículos para a proteção e defesa da Pátria.





Voltar




 











Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2022 - Todos os direitos reservados