Carol Viola está na final do Concurso de Viola Caipira Revelando SP

Carol Viola está na final do Concurso de Viola Caipira Revelando SP

Webmaster 23/11/2021 - 19:52
A artista descalvadense Carol Viola é uma das dez finalistas do Concurso de Viola Caipira Revelando SP, organizado pelo Governo do Estado de São Paulo através do projeto CulturaEmCasa – uma das maiores plataformas gratuita de conteúdo cultural por demanda. O Concurso de Viola Caipira Revelando SP objetiva selecionar e premiar violeiros e violeiras do Estado de São Paulo, e faz parte da programação do Revelando SP Online, festival de valorização e difusão da cultura tradicional paulista, o qual acontece virtualmente na plataforma CulturaEmCasa.

Na primeira fase do concurso, 50 violeiros foram selecionados por júri especializado através de vídeos enviados, e seguiram para a etapa 2. O concurso conta com transmissão ao vivo pela plataforma CulturaEmCasa, sendo o júri composto por profissionais ligados ao mundo musical e da viola.

A final do concurso acontecerá no dia 27 de novembro [sábado], no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, às 14h. As apresentações acontecerão na Sala Nydia Licia, durante a programação da Virada SP Online do Mirante de Paranapanema, e será transmitido ao vivo pela Plataforma CulturaEmCasa.

O júri, que será composto pelos mesmos integrantes que avaliaram os vídeos na ‘Etapa 1’, que são: Bruna Viola, Felipe Trotta, Mirian Cristina de Souza Cunha, Passoca e Zeca Collares. Os jurados deverão avaliar os 10 finalistas de acordo com os seguintes critérios, dentre eles a habilidade técnica, dinâmica, precisão, virtuose e domínio do instrumento [0 a 5 pontos]; e a interpretação, qualidade sonora, escolha de repertório e postura do candidato [0 a 5 pontos].

Além de Carol Viola, participam da final os violeiros André Moraes, Bruno Sanches, Bruno Takashy, César Petená, Fábio Miranda, Marina Ebbecke, Nathan Violeiro, Robson Russo e Wagner Vilela

VAGA NA FINAL

Na primeira fase do concurso, Carol Viola realizou suas apresentações interpretando as músicas ‘Conversando com Deus’, de Arnaldo Freitas, ‘Saudades de Matão’, de Raul Torres, Jorge Galatti e Antenogenes Silva, e ‘Viola 2000’, de Alexandre Farina dos Santos

“Estou me sentindo muito feliz e honrada em estar participando desse grande Festival de Viola que é o Revelando SP. Só de estar no meio de tantos violeiros sensacionais, que eu sou fã, e melhor ainda, poder vê-los tocarem de pertinho, já é uma vitória e uma alegria sem igual. Agora é só aproveitar e se divertir junto com esses amigos violeiros!", disse Carol Viola sobre a conquista de uma vaga na final no concurso.

Carol Viola iniciou seus estudos em 2011. Aprendeu viola com Mário Perna, instrutor da Orquestra de Violeiros de Descalvado, e posteriormente com o violeiro Alexandre Farina. Participou de diversos programas de televisão e projetos culturais, apresentando-se em formato solo ou em dupla.

Atualmente, a violeira compõe o repertório para a gravação do seu primeiro álbum, tendo alguns singles e um EP nas plataformas digitais. Além disso, Carol Viola também grava vídeos para o seu canal do Youtube, com composições inéditas e de compositores diversos.

VOTAÇÃO POPULAR

Antes da grande final, também acontece a votação popular, onde a violeira disse contar com o voto de todos os conterrâneos para levar o nome da cidade ao topo da cultura paulista.

A votação popular, referente ao ‘Prêmio do Público’, acontecerá entre os dias 23 e 26 de
novembro de 2021 no site da plataforma CulturaEmCasa [www.culturaemcasa.com.br].

SOBRE O CULTURAEMCASA

O projeto CulturaEmCasa é a primeira plataforma de streaming e vídeo por demanda do país, criada com o objetivo de democratizar o acesso da população a conteúdos culturais e criativos de alta qualidade, não presentes em outras plataformas.

CulturaEmCasa reúne centenas de conteúdos inéditos das instituições culturais do Governo de São Paulo, além de conteúdos de outras instituições e de artistas e produtores independentes, com acesso 100% gratuito para o público.

A plataforma é um programa de difusão cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. A seleção de acervo é feita por uma equipe curatorial independente.

Logo do Facebook Deixe seu comentário