Novembro Azul: Secretaria de Saúde promove ‘Dia D’ de prevenção ao câncer de próstata

Novembro Azul: Secretaria de Saúde promove ‘Dia D’ de prevenção ao câncer de próstata

Webmaster 20/11/2021 - 09:47
A Prefeitura de Descalvado, por meio da Secretaria de Saúde, realiza neste sábado [20], o “Dia D” de prevenção ao câncer de próstata e de valorização à saúde do homem. Todas as unidades de saúde de atenção básica estarão abertas das 13h30 às 16h, oferecendo os serviços da campanha “Novembro Azul”. O objetivo é aumentar o acesso da população, que não consegue ir até as unidades durante a semana, aos serviços ofertados pela campanha.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a novidade deste ano é a realização de testes rápidos de PSA nas próprias unidades de saúde, o que pode ajudar na identificação precoce de algum sintoma. Caso o resultado dos exames demonstre alguma alteração, os pacientes serão encaminhados para a realização de exames laboratoriais. Além do teste rápido de PSA, as unidades também estarão realizando exames de HIV, sífilis e hepatite,

NOVEMBRO AZUL

A Secretaria de Saúde está intensificando as ações de saúde voltadas aos homens durante todo o mês de novembro, por meio da Campanha Nacional de combate e prevenção ao câncer de próstata, o ‘Novembro Azul’.

Todos os homens, acima de 18 anos, podem se dirigir até uma das 7 Unidades de Saúde de Descalvado, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para receber as orientações. No local, além de receber informações sobre prevenção do câncer de próstata e outras doenças, os pacientes também são alertados sobre a importância da prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas.

A campanha também conta com solicitação do exame de PSA [Antígeno Específico da Próstata] para homens de 45 anos ou mais, a fim de detectar precocemente alterações da próstata, além da intensificação da oferta de testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis, atualização da caderneta de vacinação e avaliação odontológica para a prevenção ao câncer bucal.

INFORMAÇÕES SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA

De acordo com o Inca [Instituto Nacional do Câncer], a única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA [antígeno prostático específico].

O tumor de câncer na próstata, se tratado no início, tem amplas possibilidades de cura. Os sintomas começam pela dificuldade de urinar, podendo chegar até o ponto de não conseguir mais, além do comprometimento dos ossos do corpo e fratura patológica [sem necessidade de traumas].

Ainda segundo o Inca, a cada 10 homens com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos de idade. Um em cada cinco homens pode vir a ter o câncer de próstata no Brasil, e um em cada oito podem morrer por causa da doença.

Logo do Facebook Deixe seu comentário