Descalvado completa 40 dias sem morte de morador por Covid-19

Descalvado completa 40 dias sem morte de morador por Covid-19

Webmaster 17/10/2021 - 10:31
Há quarenta dias que a cidade de Descalvado não notifica nenhuma morte de morador por Covid-19. O último registro de óbito pela doença ocorreu no dia 7 de setembro. Com isso, o município figura na lista que inclui outras 15 cidades da região central que estão há cerca de 40 dias sem registrar nenhuma morte em decorrência do novo coronavírus.

De modo geral, o número de mortes por Covid-19 tem desacelerado nos últimos meses em todo o país. Os números de setembro demostram que a maioria das cidades da região central seguem essa tendência, sendo que os registros voltaram ao mesmo patamar de outubro do ano passado, quando a pandemia estava mais controlada, após a primeira onda.

Já os dados específicos de Descalvado apontam que no mês de setembro foram registrados 56 novos casos da doença, número um pouco acima daquele registrado em junho de 2020 [30 casos] e muito abaixo do que foi registrado em julho do mesmo ano [119].

Com a confirmação da queda do número de casos e de mortes em Descalvado, a Secretaria de Saúde determinou à direção da Santa Casa de Misericórdia que o complexo construído de forma anexa ao hospital, para servir como Centro de Atendimento ao Coronavírus, fosse desativado. O espaço foi instalado no final do primeiro semestre do ano, de forma a oferecer uma retaguarda à Santa Casa diante de um possível aumento de casos e internações, uma vez que na época, não havia mais ‘leitos covid’ nas cidades da região.

Em junho deste ano, durante o pico da terceira onda da pandemia, o único hospital da cidade chegou a ficar com 100% dos leitos existentes ocupados, exigindo das autoridades municipais uma ação emergencial para a criação de novos leitos. Com o avanço da vacinação e a queda no número de casos, o período mais crítico foi superado e o complexo pôde então ser desmontado.

De acordo com a atualização dos dados divulgados nesta quinta-feira [14], Descalvado registrou – desde o início da pandemia - 4670 notificações positivas da doença, com 4585 pacientes recuperados. Também de acordo com o Boletim Epidemiológico N.º 579, no momento existem 22 pacientes com suspeita da doença aguardando o resultado de exames [nenhum deles em internação], além de outros 3 pacientes positivados, sendo 1 em isolamento domiciliar, 1 internado em enfermaria e mais 1 na UTI.

Segundo o Conselho Nacional de Secretários de Saúde [Conass], a taxa de letalidade do coronavírus no Brasil é de 2,8%. Já em relação aos dados do município de Descalvado, a taxa de letalidade entre os pacientes que contraíram a Covid-19 está em aproximadamente 1,78%, número muito abaixo da média nacional.

Logo do Facebook Deixe seu comentário