Há 6 anos em funcionamento, Serviço de Inspeção Municipal já certificou 14 empresas de Des

Há 6 anos em funcionamento, Serviço de Inspeção Municipal já certificou 14 empresas de Descalvado

Webmaster 03/10/2021 - 16:54
Em funcionamento desde outubro de 2015, o Serviço de Inspeção Municipal [SIM] já certificou um total de 14 empresas da cidade, garantindo a qualidade dos produtos que são produzidos e comercializados no município pelos estabelecimentos certificados. A medida, além de garantir a origem e a manipulação dos produtos, também diminui os índices de produtos e estabelecimentos clandestinos em Descalvado.

Criado pela Lei Municipal nº 3.622/12 e regulamentado pelo Decreto nº 3.962, de 22 de abril de 2012, o serviço está subordinado à Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento [SEAPA], visando a regulamentação dentro das normas sanitárias da produção e comercialização de produtos de origens animal e vegetal. Ainda de acordo com a Lei que criou o SIM, toda a fiscalização sanitária está a cargo da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária.

O primeiro certificado foi entregue em maio de 2016. Até agora, 14 empresas da cidade já buscaram pela certificação dos produtos produzidos ou comercializados por elas. Veja na lista abaixo os estabelecimentos registrados no Serviço de Inspeção Municipal de Descalvado:

- Queijo D’Albina;
- Cordeiro Alvorada;
- Landinho Carnes;
- Supermercado Titi;
- Supermercado Nossa Senhora Aparecida;
- Lojinha da Roça;
- Supermercado Doni;
- Supermercado Koka;
- Casa de Carnes Central;
- Casa de Carnes Rischini;
- Supermercado Santa Cruz;
- Supermercado Dia;
- Sedalro;
- Casa de Carnes São Marcos.

O QUE É O S.I.M.?

O Serviço de Inspeção Municipal [SIM] é o órgão responsável pela avaliação e fiscalização dos locais que manipulam alimentos de origem animal e seus derivados, como carne, leite, queijo, peixe, embutidos [linguiça, salame], ovos, mel, ente outros. Sua função é garantir a qualidade de produtos que são produzidos e comercializados no município, orientando as pessoas que trabalham com esses produtos e certificando com selo de garantia todos esses produtos, diminuindo os índices de clandestinidade dos estabelecimentos e consequentemente riscos à saúde pública.

ATUAÇÃO DO S.I.M.

- Controlar a qualidade dos produtos de origem animal;
- Monitorar a higiene dos funcionários e dos estabelecimentos;
- Reduzir os produtos sem identificação e/ou de origem desconhecida, que podem disseminar doenças como cisticercose, brucelose, tuberculose, listeriose, salmonelose, entre outras.

COMO ESCOLHER OS PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL

- Olhe atentamente o rótulo dos produtos. Nele tem informações importantes como validade, ingredientes e modo de conservação. Observe se as embalagens não estão sujas, amassadas, estufadas, enferrujadas, trincadas, furadas, abertas ou com sinais de alteração.

- Também é importante observar se os produtos de origem animal têm selo de inspeção [SIM, SISP, SIF ou SISBI]. Produtos com SIM, só podem ser comercializados no município que foi produzido ou se vier com a sigla SISBI na embalagem.

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