Rede Municipal de Ensino retorna às aulas presenciais

Rede Municipal de Ensino retorna às aulas presenciais

Webmaster 07/08/2021 - 13:43
As aulas presenciais na rede municipal de ensino serão retomadas a partir do próximo dia 16 de agosto [segunda-feira]. Tendo em vista a melhoria dos índices de contaminação da Covid-19 na região e a diminuição da ocupação das UTIs, bem como o avanço significativo da vacinação no município, a rede municipal voltará às atividades presenciais, no modelo híbrido, remoto e presencial, simultaneamente, a exemplo do que já está ocorrendo com a rede pública estadual e a rede particular.

Os 4.100 [quatro mil e cem] alunos da rede municipal retornarão, inicialmente, nas 24 unidades escolares, com 25% da sua capacidade diária, ou seja, aqueles pais e/ou responsáveis, que assim o desejarem, enviarão os seus filhos para a escola a cada quatro dias. É o revezamento 4 x 1. Pode parecer um índice muito pequeno, porém, as autoridades sanitárias apontam para a necessidade de se manter esses grupos fixos, pelo menos a princípio, como uma forma de evitar maiores contágios.

À medida que os índices de contaminação melhorem, essa frequência será aumentada, gradativamente, para 35%, 50%, 75%, até a totalidade dos alunos. O governo do Estado de São Paulo já anunciou, para breve, o início da vacinação para adolescentes e jovens entre 12 e 18 anos de idade. É fundamental um retorno seguro e prudente.

As atividades virtuais e impressas continuarão a ser disponibilizadas para os alunos que se mantiverem em casa. Nos dias 2 e 3 de agosto foram realizadas, em todas as unidades, as reuniões de pais, virtuais, como já vinham sendo realizadas, para a socialização de todas essas informações. Paralelamente está ocorrendo uma nova consulta pública - a quarta desde o início da pandemia -, para uma maior exatidão sobre o número de alunos que, efetivamente, irá retornar para as aulas presenciais, com a consequente formação dos grupos diários.

Nesse momento a frequência ainda não é obrigatória, segundo determinação do Conselho Estadual de Educação. As escolas contam, como sempre, com a parceria das famílias e de toda a comunidade nessa etapa ainda tão delicada. É necessária uma adaptação de todos, pois, afinal de contas, a pandemia não terminou: os cuidados devem ser redobrados.

Logo do Facebook Deixe seu comentário