Índice de Breteau está em 0,5 em Descalvado

Índice de Breteau está em 0,5 em Descalvado

Webmaster 07/08/2021 - 13:38
A Secretaria de Saúde de Descalvado divulgou no final de julho o resultado do Índice de Breteau no município, apurado entre os dias 5 e 15 do mês passado. Resultado foi considerado positivo pela pasta


A Secretaria de Saúde de Descalvado, por meio do Desparamento de Controle de Vetores, divulgou no final do mês passado, o resultado do Índice de Breteau no município, apurado no período de 5 a 15 de julho. De acordo com o informe, o índice apurado foi de 0,5, considerado positivo pela pasta. Em janeiro deste ano, o índice havia ficado em 6, comprovando, portanto, a queda do índice.

O Índice de Breteau é um valor numérico que define a quantidade de Aedes aegypti em fase larvária encontrada dentro das residências e serve como referência para medir o nível de infestação do mosquito. O Ministério da Saúde define como ideal índices iguais ou abaixo de 1,0.

Para o índice ser reduzido gradativamente ao longo do ano, a equipe do controle de vetores executa de forma ininterrupta ações de combate ao Aedes, transmissor do vírus da dengue, zika e chikungunya. As ações incluem a eliminação de criadouros e o tratamento com larvicidas durante as visitas dos agentes de saúde e de endemias a residências, empresas e terrenos. Além disso, a prefeitura realiza ações intersetoriais, como a limpeza de imóveis com risco sanitário e limpeza de vias públicas.

Foram trabalhados 611 imóveis e encontrados 4 criadouros com larvas, sendo que 3 foram positivos. Lona, vaso de planta e balde são os recipientes onde foram localizados criadouros do mosquito.

Ainda de acordo a Secretaria de Saúde, um novo levantamento deverá ser feito no último trimestre deste ano.

Logo do Facebook Deixe seu comentário