Sociedade Brasileira de Virologia confirma nova linhagem do coronavírus em Descalvado e ou

Sociedade Brasileira de Virologia confirma nova linhagem do coronavírus em Descalvado e outros vinte municípios do interior paulista

Webmaster 29/05/2021 - 17:02
A Sociedade Brasileira de Virologia [SBV] confirmou nesta terça-feira [25] a identificação de uma nova linhagem brasileira do novo coronavírus, a P4. De acordo com a entidade, a variante apresenta a mutação L452R na proteína S do SARS-CoV-2. Ainda não há informações se ela é mais transmissível ou mais letal que as demais.

Segundo o órgão, a variante tem circulado na região das cidades paulistas de Descalvado, Porto Ferreira, Itirapina, Pirassununga, Rio Claro, Santa Cruz das Palmeiras, Tambaú, Araras, Tapiratiba, São José do Rio Pardo, Sumaré, Ipeúna, Cordeirópolis, Cesário Lange, Itapetininga, Capão Bonito, Iperó e São Miguel Arcanjo. Além disso, a variante também foi detectada em amostras colhidas nas cidades de Mococa, Caconde e Itapira, todas próximas da divisa com Minas Gerais.

O estudo de identificação, fomentado pela Rede Corona-Ômica da RedeVírus do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação foi realizado pelo Instituto de Biotecnologia da Universidade Estadual Paulista [Unesp], de Botucatu; Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Unesp de São José do Rio Preto e Laboratório de Pesquisa em Virologia da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.

"Desde o início do mês de maio, identificamos um aumento significativo dos casos na região de Porto Ferreira e Descalvado. Submetemos essas análises a um grupo internacional [Global Initiative On Sharing All Influenza] e hoje recebemos a notícia da designação do nome P.4 para essa nova variante", explicou o pesquisador da Unesp de Botucatu, João Pessoa Araújo Júnior.

Para o cientista, a população e os governos devem continuar atentos à disseminação do novo coronavírus, "independente da variante".

A variante teria surgido na região de Mococa e é "parente" da P.1 [variante de Manaus] e da P.2 [variante do Rio de Janeiro]. Já a P.3 é uma cepa originada nas Filipinas. Todas essas têm origem na linhagem B.1.1.28.

Também participaram da pesquisa a Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp de Araraquara e a Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo [USP], campus de Pirassununga.

Logo do Facebook Deixe seu comentário