Prefeitura decreta ponto facultativo na quinta-feira, quando é celebrada a Emancipação Pol

Prefeitura decreta ponto facultativo na quinta-feira, quando é celebrada a Emancipação Política do município

Webmaster 20/04/2021 - 19:12
A Prefeitura de Descalvado decretou ponto facultativo nesta quinta-feira, dia 22 de Abril, tendo em vista na data o município celebra os 156 anos de emancipação político-administrativa. De acordo com o decreto nº 5.411, publicado em 28 de Dezembro de 2020, fica declarado ponto facultativo nas repartições públicas municipais, em razão da Emancipação Política do Município de Descalvado.

Assim, nesta quinta-feira funcionarão apenas os serviços essenciais e que operam em regime de plantão, tais como cemitério, coleta de lixo, limpeza pública, além de outros que não possam sofrer interrupção. Nos Postos de Saúde da Família [PSF’s], Farmácia Municipal e no Paço Municipal não haverá atendimento ao público.

SOBRE A EMANCIPAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA

Segundo conta em sua obra “Conheça Descalvado”, o historiador Luiz Carlindo Arruda Kastein narra que a Emancipação Político-Administrativa de Descalvado aconteceu no dia 22 de abril de 1865, 56 anos depois da chegada do primeiro branco às terras que pertenciam aos índios caingangues.

Leia abaixo alguns trechos do livro, do qual descrevem como ocorreu a Emancipação Política de Descalvado:

“Descalvado já era um povoado que merecia ter vida própria. Pertencemos aos municípios de Franca, Mogi-Mirim e Rio Claro. Era chegada a hora de constituirmos nossa Câmara Municipal adquirindo a tão sonhada autonomia política.

Um dos pioneiros que mais lutou pela emancipação foi Agostinho José Alves de Amorim que nasceu na Província de Santa Catarina no ano de 1787. Aqui progrediu e como rico proprietário rural desenvolveu os trabalhos para a criação da Freguesia e o desenvolvimento do povoado, pertencendo ao rol dos homens mais notáveis da terra, pela sua coragem, já que enfrentava a desordem de nosso rincão, lutando abnegadamente por nossos direitos e contra a prepotência dos políticos de Araraquara.

Com seu dinamismo conseguiu que o Imperador Pedro II, através da lei nº 21 de 28 de fevereiro de 1844, transformasse em Freguesia a capela curada de Nossa Senhora do Belém do Descalvado, e suas desavenças com os políticos araraquarenses desanexaram nossas terras daquele Município, transferindo-as para o de Franca.

Depois de permanecer em Descalvado por 55 anos, faleceu em 1864 e aqui foi enterrado. Amorim morreu um ano antes de nossa elevação a vila. Estivesse vivo, certamente teria sido eleito para participar de nosso primeiro legislativo, e com certeza se transformaria em nosso primeiro Agente Executivo [Prefeito Municipal] não só pelo seu pioneirismo, mas também pelo seu apego à terra descalvadense.

Ao contrário dos políticos de Araraquara que não queriam perder as terras de Descalvado, os políticos de Rio Claro, a quem Descalvado pertencia, graças ao empenho anterior de Amorim, facilitaram o trabalho junto ao Imperador para a elevação da freguesia na vila que estava em rápida ascensão.

E a cidade receberia com festa sua emancipação política em 22 de abril de 1865. Em novembro realizaria suas primeiras eleições, empossando sua Câmara em 1º de janeiro de 1866. A cidade trilhava agora com seus próprios passos.”

Logo do Facebook Deixe seu comentário