Banco de Sangue da Santa Casa de São Carlos precisa com urgência de doações de A e O positivos

Banco de Sangue da Santa Casa de São Carlos precisa com urgência de doações de A e O positivos

Webmaster 24/03/2021 - 19:16
Com o agravamento da pandemia de Covid-19, estoques estão abaixo do ideal; veja como doar.


O Banco de Sangue da Santa Casa de São Carlos SP precisa, com urgência, de doações dos tipos A e O positivo. Por conta da pandemia, os estoques dos tipos A positivo estão 60% abaixo do ideal e os de O positivo, 40%.

Segundo a hematologista e responsável técnica do Banco de Sangue, Andreia Moura de Luca, com o agravamento da pandemia, os voluntários estão com medo de ir até o hospital para doar. Contudo, ela afirma que é seguro.

“É importante ressaltar que as doações continuam sendo agendadas para evitar aglomerações; que nossos profissionais usam todos os equipamentos de proteção adequados e que o nosso mobiliário é higienizado entre uma e outra doação”, disse.

Como doar?

Seguindo as regras da Associação Brasileira de Hematologia, é obrigatório o uso de máscara de proteção facial, além de ser proibido a entrada de acompanhantes.

O doador precisa agendar antecipadamente, pelo WhatsApp [16] 99104-6748 ou pelo fixo [16] 3509-1230, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.

É preciso ter entre 18 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde. O voluntário também não pode fumar uma hora antes da doação e nem ingerir bebida alcoólica 24 horas antes. Em relação a Covid, as orientações são:

- Quem teve diagnóstico de Covid-19, precisa esperar 90 dias depois da cura da doença.

- Quem teve contato com alguém com suspeita ou com diagnóstico, tem que esperar 30 dias depois do contato com a pessoa;

- Quem está com sintomas gripais, mas ainda não foi diagnosticado, precisa esperar 30 dias, a partir do início dos sintomas.

- Para doar, o horário de funcionamento do Banco de Sangue é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h; terças e quintas, das 13h30 às 15h30, e aos sábados, das 8h às 11h.

Fonte: G1

Logo do Facebook Deixe seu comentário