Descalvado lança cursos online do Via Rápida

Descalvado lança cursos online do Via Rápida

Webmaster 19/03/2021 - 20:59
São 3 cursos e 60 vagas com bolsa auxílio de R$ 210; as inscrições devem ser realizadas pelo site do programa


A Prefeitura Municipal de Descalvado, por meio do Gabinete do Prefeito, em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, abriu as inscrições para a primeira etapa de cursos 100% online do Via Rápida, programa do Governo do Estado em parceria com os municípios que oferece cursos gratuitos de qualificação profissional para jovens e adultos em busca de melhores oportunidades de emprego e geração de renda.

São 3 cursos e 60 vagas [20 por curso], com bolsa auxílio de R$ 210. As inscrições devem ser realizadas pelo site http://www.cursosviarapida.sp.gov.br, onde o candidato deverá se cadastrar e seguir as orientações. Os interessados podem se matricular em 2 cursos, optando em primeiro lugar pelo tema de sua preferência e indicando uma segunda opção, caso não consiga vaga no primeiro.

O início das aulas está previsto para o dia 14 de abril. Vale lembrar que por se tratar de cursos on-line, os interessados devem possuir computador ou notebook com acesso a internet, equipados com caixa de som.

Os cursos disponíveis são para: Assistente Administrativo [20 vagas], Recepção e Atendimento [20 vagas] e Técnico de Vendas [20 vagas]. As inscrições estarão disponíveis do dia 18 a 30 de março.

Podem se inscrever e receber a bolsa-auxílio, jovens e adultos a partir de 16 anos, residentes em Descalvado, alfabetizados, desempregados, aqueles que possuírem escolaridade mínima ou condição especial exigidos para determinado curso, quando for o caso, e que não esteja recebendo seguro-desemprego ou previdenciário.

Para o secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Nino Mengatti, a formação e qualificação profissional é muito importante aos que buscam se inserir no mercado de trabalho. "Dessa forma, a Secretaria busca formas de trabalhar em parceria para que seja oferecido a todos, além de formação de qualidade, meios que auxiliem à população na busca de novas oportunidades de emprego nesse momento de crise sanitária. A formação atrelada a bolsa auxílio intensifica o objetivo de atender às necessidades de cada interessado", enfatizou ele.

O diretor de Políticas de Trabalho e Emprego para Juventude, Antônio Ribeiro, acrescentou que para o mês de abril o município deverá receber mais um lote de cursos do Via Rápida e que já está em entendimento com o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, para novos programas de qualificação.

Outras informações sobre os cursos do programa Via Rápida podem ser obtidas pelo telefones [19] 3583-1000, de segunda a sexta-feira, das 10 às 16h.

SOBRE O VIA RÁPIDA ON-LINE

QUEM PODE RECEBER?

Podem se inscrever nos cursos maiores de 16 anos, alfabetizados, domiciliados no Estado de São Paulo, desempregados, que atendam os requisitos de escolaridade ou condição especial fixada para determinado curso, matriculados nos cursos de qualificação profissional oferecidos nos formatos: presencial, semipresencial e remoto [curso online com aulas ao vivo e professor]. O estudante será considerado apto a receber a bolsa-auxílio pelas informações prestadas na inscrição.

QUANDO VOU RECEBER A BOLSA-AUXÍLIO?

O pagamento da bolsa-auxílio se dará após a aferição de frequência no 10º dia de aula, podendo ser realizado, inclusive, após o término do curso.

QUAL O PRAZO PARA RETIRAR A BOLSA-AUXÍLIO?

Após disponibilização da bolsa-auxílio, o valor ficará à disposição do estudante pelo prazo de 30 [trinta] dias. Este prazo não é prorrogável.

QUANDO O ESTUDANTE NÃO RECEBE A BOLSA-AUXÍLIO?

O aluno não estará apto a receber a bolsa-auxílio caso:
Seja beneficiário de seguro-desemprego ou previdenciário
Possua 5 [cinco] ou mais ausências no curso, até o dia da 10ª aula
Seja beneficiário dos programas sociais instituídos pela Lei n° 14.512/2011 ou de bolsa-auxílio de outros programas de qualificação profissional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, durante a realização do curso oferecido pelo Via Rápida

Logo do Facebook Deixe seu comentário