A partir das 23h de hoje, Descalvado e outras 644 cidades paulistas passarão a contar com

A partir das 23h de hoje, Descalvado e outras 644 cidades paulistas passarão a contar com “Toque de Restrição”

Webmaster 26/02/2021 - 12:17
Na última quarta-feira [24], o governador João Doria [PSDB] anunciou a restrição de circulação em todo o estado das 23h às 5h. A medida entra em vigor na noite desta sexta [26] e deve permanecer até o dia 14 de março.

Chamada de "toque de restrição" pelo governador, a determinação é complementar ao plano de flexibilização econômica - o chamado Plano São Paulo - e foi orientada por médicos e cientistas que fazem parte do comitê de saúde do governo estadual para coibir aglomerações.

"Muitas perguntas foram feitas com relação a isso [restrições só à noite]. Nós temos que diferenciar. Me perguntaram sobre pessoas em transportes, nas ruas. Quem está na rua trabalhando ou procurando emprego está de máscara, está com medo, está preocupado com a pandemia e respeita os protocolos", disse nesta sexta-feira [26] a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen.

Ela foi tomada após o estado ter registrado o maior número de pacientes com Covid-19 internados em UTI desde o início da pandemia. O governo teme que os leitos se esgotem em 22 dias.

O cumprimento da restrição de circulação será fiscalizado por uma força-tarefa composta por integrantes das vigilâncias sanitárias, Polícia Militar e Procon.

O governador afirmou que para uma maior efetividade na restrição de circulação de pessoas neste período, haverá uma força-tarefa para ampliar a fiscalização dos estabelecimentos. Ainda de acordo com o governo estadual, o direito de ir e vir não será restringido, mas o descumprimento de protocolos resultará em multa – e isso para além da multa já estabelecida para quem não usa máscara.

Em decreto publicado no Diário Oficial desta sexta, o governador autoriza a PM a determinar a dispersão de aglomerações, "sempre que constatar reunião de pessoas capaz de aumentar a disseminação da Covid-19."

PRINCIPAIS PONTOS DA RESTRIÇÃO

- Serviços essenciais, como postos de gasolina, transporte público e supermercados, podem funcionar no horário de restrição;

- Bares, restaurantes e comércios não podem operar no horário. No entanto, o funcionamento desses estabelecimentos já era restrito pelo Plano SP, a depender da região do estado;

- Escolas públicas e particulares podem funcionar seguindo os protocolos já estabelecidos;

- Na prática, governo diz que vai endurecer fiscalizações no horário das 23h às 5h.

- Polícia vai fazer blitzes de orientação à noite, mas não serão aplicadas multas a pessoas que estiverem nas ruas após as 23h.

FASE VERMELHA

Descalvado e outros 16 municípios da região pertencentes à DRS-III permanecem na fase vermelha pela quarta semana consecutiva por conta da lotação dos leitos de UTI, que chega a 90,4%. Santa Rita do Passa Quatro [que pertence à DRS XIII - Ribeirão Preto] saiu da fase laranja para a vermelha, uma vez que os leitos de UTI da regional têm ocupação de 77,2%.

O anúncio foi feito em coletiva de imprensa do governo do estado, nesta sexta-feira [26], durante a 23ª atualização do Plano São Paulo, que determina as regras da quarentena contra o novo coronavírus.

Na fase vermelha são permitidos o funcionamento apenas serviços essenciais como farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias e hotelaria. Comércios e serviços não essenciais só podem atender em esquema de retirada na porta, drive-thru e entregas por telefone ou aplicativos.

Logo do Facebook Deixe seu comentário