Descalvado encerra janeiro com recorde de novos casos de COVID-19 e com média de uma morte

Descalvado encerra janeiro com recorde de novos casos de COVID-19 e com média de uma morte a cada 3,8 dias

Webmaster 06/02/2021 - 13:25
Média de novos casos nos 4 primeiros dias de fevereiro já é superior ao do mês passando, indicando que a pandemia está em franca aceleração



O município de Descalvado fechou o mês de janeiro com recorde nos casos positivos de Covid-19, com um caso novo da doença a cada 1 hora e 40 minutos. A média mostra uma aceleração vertiginosa da doença em comparação ao pico da primeira onda da pandemia, em setembro de 2020, quando uma nova infecção era confirmada a cada 4 horas e 21 minutos.

Neste primeiro mês de 2021, foram confirmados 531 novos casos e 8 novos óbitos. Incluindo este balanço, durante toda a pandemia [até 31 de janeiro], foram 1.495 infectados e 16 mortos devido ao novo coronavírus. No mesmo período, do total de casos diagnosticados de COVID-19, 1.336 pessoas estavam recuperadas.

Quanto ao número de óbitos, em janeiro a cidade registrou uma morte a cada 3,8 dias. Até 31 de dezembro de 2020, essa média era de uma morte a cada 27,5 dias.

FEVEREIRO AINDA PIOR
Com a constatação de que desde o início da pandemia, em março de 2020, janeiro se consolidou como o pior mês desde o início da infecção pelo novo coronavírus, os números iniciais de fevereiro apontam que o mês poderá bater novos recordes, tanto em número de pessoas infectadas quanto em número de óbitos.

Nos quatro primeiros dias de janeiro, Descalvado registrou 41 novos casos da doença. Já entre os dias 1 e 4 de fevereiro, o número de novos casos quase triplicou em comparação ao mesmo período do mês anterior, com 116 novos casos de COVID-19. Fevereiro também já registrou dois óbitos pela doença, sendo que a última vítima era um homem de 78 anos que estava internado na UTI de Porto Ferreira e faleceu nesta quinta-feira, dia 4. Agora, a cidade já soma 18 mortes por COVID-19.

ALERTA DA PREFEITURA SOBRE FALTA DE VAGAS EM UTI’s
Na quinta-feira [4], a Prefeitura Municipal de Descalvado emitiu um alerta sobre o agravamento da situação da pandemia do novo coronavírus na cidade e a falta de vagas em UTI’s de toda a região.

O alerta – que também está sendo reproduzido por meio de carro de som – relembra que estamos lutando contra um inimigo invisível, e que pode inclusive matar. O informe também diz que os hospitais da região estão sem leitos de UTI disponíveis, e que o distanciamento social neste momento é uma das únicas formas de contermos o avanço da pandemia.

“Precisamos da colaboração e da conscientização de todos nesta luta! A prevenção é a nossa melhor arma. Nossa cidade nunca esteve tão exposta ao vírus como nos últimos dias. O uso de máscaras, o distanciamento social e a higienização constante das mãos ainda é a melhor maneira de se prevenir”, explicou a Secretaria de Saúde.

O alerta finaliza dizendo que no caso de algum sintoma de gripe ou suspeita por algum outro sintoma da COVID-19, deve-se procurar pelo atendimento médico imediatamente. Essa atitude, aliada a responsabilidade de ficar em casa em isolamento, é o meio mais seguro de proteger familiares e amigos.

Logo do Facebook Deixe seu comentário