Com mais de 20 anos de trabalho na Universidade Brasil, Paulo Marcatto deixa a direção do

Com mais de 20 anos de trabalho na Universidade Brasil, Paulo Marcatto deixa a direção do campus Descalvado

Webmaster 05/01/2021 - 21:33
Profissionalismo, seriedade, humanismo, caráter e acima de tudo, honestidade, este será o legado deixado por Paulo Roberto Marcatto na Universidade Brasil, não apenas no campus Descalvado, mas no grupo educacional como um todo, pois na segunda-feira, 04, ele oficialmente enviou nota oficial ao Descalvado Agora e demais veículos de comunicação, informado de seu desligamento, a pedidos, da direção da unidade.

Há meses, de forma informal, o Professor Mestre Paulo vinha em tratativas com o grupo educacional objetivando sua saída, pois, em suas palavras, “um ciclo se concluiu”, por isso de seu desejo em deixar o importante posto que ocupou à frente do campus. Sob sua gestão a universidade fez diversas parcerias, sobretudo com o poder público, sempre objetivando o crescimento da universidade, com ações voltadas ao ingresso de novos alunos, já que é apenas por meio da educação que podemos modificar o mundo.

Paulo Marcatto é Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pelo Centro Universitário de Araraquara [UNIARA], Especialista em Administração de Recursos Humanos pela Fundação Armando Alvares Penteado [FAAP/São Paulo], graduado em Administração pelo Centro de Ensino Superior de São Carlos e desde 2012 ocupava o cargo de Diretor Geral do campus Descalvado da Universidade Brasil, porém, está na universidade desde o início de sua atividade, no ano 2000.

Nota do jornalista
Sempre que pensamos em falar ou escrever algo sobre alguém, o primeiro pensamento que temos é “o que escrever sobre ele ou ela”, porém, quanto ao Paulo a coisa é um pouco diferente, pois existem tantas coisas boas para dizer sobre esse rapaz que o pensamento que tenho é “por onde começo”.

Ele não é apenas o ex-diretor do campus da Universidade, ele é amigo deste jornalista. Tive a honra de ser aluno da universidade sob sua gestão, e com empirismo posso afirmar que o campus de Descalvado é o que é graças a seu empenho e dedicação, que juntamente com funcionários e professores fez com que a instituição, ao “navegar pelos mares da incerteza”, ocasionada por momentos difíceis da economia, saísse da turbulência com a “menor avaria possível, sem contar com o fato de que administrar um campus de uma universidade, em uma cidade de 34 mil habitantes, e contas o grande número de alunos que possui, com certeza é um mérito que poucos conseguiriam.

Tive também a honra de trabalhar com ele no poder público, quando ocupou o cargo de secretário de administração, o qual fez com a sua marca, a transparência, a honestidade e a retidão.

Tenho certeza que a unidade de Descalvado irá continuar, porém, seu legado, esse está incrustado de forma indelével na história da Universidade Brasil.

Desejo a você sorte e sucesso.

Veja abaixo a íntegra da nota enviada ao Descalvado Agora e a todos os veículos de imprensa da cidade

“Após 21 anos de trabalho na Universidade, estou completando meu ciclo na instituição.

A vida em determinados momentos nos impõe a necessidade em fazer escolhas, e desta forma decidi deixar o Grupo Educacional também motivado por ter outros projetos pessoais, e para que um novo ciclo comece, outro precisa ser concluído.

Agradeço a Reitoria e a Mantenedora, pela tentativa da continuidade de meu trabalho, o que entendo como reconhecimento do trabalho e de meu valor para a instituição, mais como foi decisão muito refletida, entendi adequado mantê-la.

Durante todo esse tempo, tive oportunidade de conviver com funcionários e professores diferenciados, que oportunizaram através da troca de experiências, crescimento pessoal e profissional.

Foram muitos os desafios em cenários difíceis, mais todos os obstáculos superados.

Manifesto meu agradecimento a todos os funcionários e professores pelo apoio incondicional que sempre recebi e pelo comprometimento de todos com a instituição.

A experiência da direção nos últimos 9 anos, foi muito gratificante, pois as conquistas superaram as dificuldades e obstáculos, e à custa de muito trabalho mantivemos nosso campus vivo, onde impulsionamos o crescimento e com sustentabilidade financeira, com total reversão de cenário negativo para rentável.

Também meus agradecimentos as instituições locais pelas parcerias e ajuda mutua, pois, a universidade com suas responsabilidades sociais, através dessas instituições a Universidade conseguiu cumprir o seu papel durante minha gestão.

Agradecimento ao Poder Executivo local e a Câmara Municipal, de todos os atuais, Prefeito e Vereadores, bem como os que exerceram em outros momentos as mesmas funções, e com os quais sempre mantive cordial relação, e de todos sempre recebemos distinto apoio. Acredito que uma das marcas de minha gestão foi unificar a política local que converge a favor da Universidade sem divisões, reconhecendo a importância dela para a comunidade local.

Estou deixando a Direção do campus Descalvado e também a Direção da Faculdade de Araraquara – FARA, que faz parte do mesmo Grupo Educacional e onde estava desde Julho/18, e que também fui designado para recuperação da Unidade, e que felizmente atingimos nossos objetivos, uma vez que a Unidade no momento também sustentável e rentável.

Tenho o sentimento de dever cumprido, pois entrego a Direção do campus Descalvado e da Faculdade de Araraquara, aos que me sucederem, com todos os cursos reconhecidos ou autorizados e ambas unidades, sustentáveis e rentáveis.

Agradeço a imprensa local, através dos diversos veículos de comunicação, que sempre estiveram prontos em ajudar a divulgar a Universidade e nossas realizações, valorizando nosso trabalho e levando para comunidade as informações. Sempre atuaram de forma ética e independente.

Entendo e lamento que ainda parte da comunidade local não reconheça a real importância da Universidade para nossa cidade, mais isso representa uma minoria, diante tantos de nos reconhecem e apoiam. Um dos desafios permanentes é saber enfrentar as críticas e trabalhar para superá-las, pois quando construtivas nos desafiam a melhorar sempre.

Aos nossos alunos e egressos nosso permanente desejo de crescimento pessoal e sucesso na carreira profissional, pois sempre encontrarão na perseverança e dedicação a realização dos sonhos.

Desejo aos meus colegas funcionários e professores, sucesso permanente, e a Universidade os melhores caminhos.

Até breve!”



Rodrigo Alexandre de Oliveira
Jornalista - MTB 60.518/SP

Logo do Facebook Deixe seu comentário