Descalvado registra sua 10ª morte por COVID-19

Descalvado registra sua 10ª morte por COVID-19

Webmaster 03/01/2021 - 16:15
Neste momento apenas as medidas de isolamento social, uso de máscaras e higienização das mãos podem salvar vidas



Logo no segundo dia de 2021 Descalvado registrou sua 10ª morte decorrente da COVID-19, trata-se de uma mulher, que contava com apenas 56 anos de vida. Ela era uma esposa dedicada, mãe atenciosa e que amava os filhos e netos, e por mais que ela tenha tomado todos os cuidados para não contrair essa enfermidade, alguém não tomou, ocasionando seu contágio, fazendo com ela necessitasse ser hospitalizada na cidade de Porto Ferreira, porém, não resistiu e acabou vindo a óbito.

No boletim informativo da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Descalvado, datado deste domingo, 3 de janeiro, a informação é a de que registramos mais 23 casos positivos para COVID-19, o que faz com que a estatística da cidade bata o número de 989 contaminados e a expectativa de aumento de casos é grande, pois no mesmo boletim informativo podemos ver que hoje temos 8 confirmados em internação, destes 3 estão em UTI.

Há ainda o fato de que existem 79 pessoas aguardando a confirmação dos exames, porém, se enquadraram nas regras de suspeitas, o que faz com a situação seja bastante preocupante.

Outro dado que podemos ver é que em Descalvado o sexo feminino é o que mais se contaminou, com 530 mulheres contaminadas, o que representa 53,59% do total. Já a faixa etária que mais sofre incidência do vírus da COVID-19 foram os adultos entre 31 e 40 anos de idade, contando com 204 casos, 20,63% do total.

A esperança, a ansiosidade e a expectativa de que uma vacina milagrosa chegue com rapidez a todos os países, de modo com que toda a população tenha acesso a ela tem feito com que diversas pessoas, sobretudo a população brasileira, tenha a falsa impressão que o perigo, “o pior” já passou, porém, a realidade se mostra inversamente proporcional a realidade.

Não é apenas nas praias e nas cidades turísticas que vemos o “efeito gripezinha”, com um grande número de pessoas se aglomerando, como se a COVID-19 não passasse de um enredo de um filme de ficção de Hollywood, aqui mesmo em Descalvado podemos ver diversos bares repletos de clientes e diversos supermercados ignorando os protocolos estabelecidos pelas autoridades e sequer fazendo o controle de acesso a seu interior, fazendo com que locais fechados sirvam de potenciais zonas transmissoras do vírus, pois a aglomeração interna tem se revelado grande.

É claro que mesmo que nós nos protejamos, mesmo que usemos máscaras de proteção sempre que saímos de casa, sempre que formos ao supermercado ou formos trabalhar, de nada adiantará, ou no mínimo terá sua eficiência reduzida, se o “outro” não fizer o mesmo. Basta “rolarmos a tela” do celular nos aplicativos de redes sociais como o Facebook e o Instagram para vermos o grande número de pessoas, aglomeradas, “coladinhas” umas nas outras, se espremendo para “sair da foto” ao comemorarem o Natal e o Ano Novo, quase sempre sem máscaras, ignorando por completo o perigo do coronavírus.

“A ignorância é uma benção”, frase atribuída a diversos pensadores e filósofos que deixa de ter efeito, deixa de fazer sentido para a COVID-19, pois é impossível pensar que haja um ser ciente que viva nesse planeta que desconhece o risco e o perigo dessa pandemia para a vida das pessoas. Leandro Karnal bem comentou sobre essa frase ao afirmar que “quanto menos eu soubesse dos riscos do mundo melhor eu faria [...] o quer fazer com o fato de que eu sei que enquanto os outros gritam dia 31 de dezembro ‘feliz ano novo’ eu digo ‘vai ser um ano igual a todos, só que mais velho e um ano mais próximo da morte”. Infelizmente é assim que os inconsequentes que fazem festas e participam de baladas e ‘happy hour’ com os amigos, eles permitem que pessoas, que por muitas vezes eles sequer conhecem, que saem de suas casas e deixam suas famílias apenas para poderem trabalhar, cheguem mais perto da morte.


Imagem Ilustrativa

Logo do Facebook Deixe seu comentário