Secretaria de Educação e Cultura de Descalvado lança livro nesta segunda-feira

Secretaria de Educação e Cultura de Descalvado lança livro nesta segunda-feira

Webmaster 19/12/2020 - 11:23
A Secretaria de Educação e Cultura [SEEC] lançará o livro ‘Descalvado no século XX: Economia, Sociedade e Cultura’, organizado pelo secretário Marco Antônio Pratta e pela Diretora de Cultura, Alessandra Paganotto. O principal objetivo da obra é analisar a situação econômica e social do município ao longo do século XX, após a ascensão e queda do café na região. Quais foram os rumos que o município tomou após a crise de 1929? Como uma pequena cidade sobreviveu se uma boa parte da sua população rural foi embora, assim que o café passou a valer pouco no mercado nacional e internacional? Quais foram os passos dados na superação de uma grave crise econômica que abalou todo o país?

O livro conta com a participação de Mário Sebastião Bonitátibus, que compartilha um pouco de seus estudos e pesquisas acumulados ao longo dos anos, traçando uma panorâmica de Descalvado na transição do século XIX para o XX. O segundo capítulo, escrito por Marco Pratta, contextualiza o município no século XX, dentro do cenário nacional e analisa o fim do ciclo cafeeiro e a busca de alternativas econômicas. No terceiro, Alessandra Paganotto aborda o universo das tecelagens e a sua importância em conter a saída maciça de jovens locais para centros maiores. No seguinte, Leonice Aparecida Zago Pierin e Rogério Garrido Gomes dissertam sobre o universo rural local após a cafeicultura. No quinto, Maria Luiza Marcomini Spanghero Dolce e Sandra Aparecida Araújo Pizzi contam a história do Ginásio, atual Escola Estadual “José Ferreira da Silva”. Marcia Maria de Oliveira Tessarin, no último capítulo, analisa as manifestações culturais de raízes africanas presentes em Descalvado, com destaque ao samba de roda realizado nas festas de São Sebastião.

Encremeando os capítulos, encontram-se relatos de eventos e lugares que marcam ou marcaram a cidade de forma significativa. O Reverendo Romualdo de Souza Corrêa, pastor da Igreja Presbiteriana, aborda a origem da sua comunidade. A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Belém é retratada através das transformações arquitetônicas que sofreu em quase cento e noventa anos de história. Luiz Carlos Lima, o Cal, traz um pouco da trajetória da Cavalaria Antoniana. Júlio Mesquita Moretin, conta o Bar Quatro Cantos, recentemente fechado. Paulo Afonso Gabrielli Filho analisa quase oitenta anos da existência do Clube Esportivo e Recreativo Descalvadense - CERD. Também encremeando os capítulos a biografia de algumas professores e professoras que atuaram na educação descalvadense, escritas por Cida Alfieri.

O lançamento do livro acontecerá na próxima segunda-feira, 21/12, às 19h na Câmara Municipal de Descalvado e os interessados poderão acompanhar o evento através do canal da Câmara no Youtube, que pode ser acessada pelo link https://www.youtube.com/channel/UC1P2ahvtJsZAPvdSbJb1Q.

Logo do Facebook Deixe seu comentário