Com a chegada da época de chuvas, cuidados com a dengue devem ser redobrados

Com a chegada da época de chuvas, cuidados com a dengue devem ser redobrados

Webmaster 19/12/2020 - 11:21
Uma simples tampinha de garrafa pet pode virar um criadouro de mosquitos Aedes aegypti




Aquela simples tampinha de garrafa pet, esquecida no quintal de casa por alguns dias recebendo sol e chuva, pode se transformar em um criadouro de mosquitos Aedes aegypti – transmissores da Dengue, Zika, Chicungunya e Febre Amarela.

De acordo com a equipe de Controle de Vetores do município de Descalvado, as residências são responsáveis pela maioria dos criadouros dos mosquitos, adaptados para a colocação dos ovos em qualquer recipiente que possa acumular água, até mesmo nos secos.

A condição é um alerta para que a população não descuide dos quintais e áreas especialmente com a chegada das chuvas e altas temperaturas. “Não são apenas nos grandes recipientes que os mosquitos colocam os ovos. As tampas, lonas, pedaços plásticos – inclusive embalagens de salgadinhos, sorvete ou outra guloseima -, além das garrafas, pneus e os pratos de plantas, que acumulam água, devem ser eliminados da residência, pois servem de criadouro. Com as chuvas e a temperatura em elevação, o ciclo é reduzido e de 7 a 11 dias novos mosquitos estarão voando e podendo transmitir as doenças na população”, alerta o chefe da equipe de Controle de Vetores, Silvio Donizete Franceschini.

Para evitar os riscos, o órgão municipal orienta a verificação sistemática dos espaços externos e internos da residência, para o descarte de qualquer material inservível que possa acumular água, limpeza com água, bucha e sabão dos bebedouros dos animais, além da verificação dos ralos, calhas e caixas d´água para evitar que estejam abertas ou entupidas. No caso dos ralos, o uso de telas também colabora para evitar o acesso dos escorpiões para o interior do imóvel.

“As arboviroses são doenças que podem se manifestar com mais gravidade e levar à morte crianças, idosos e paciente imunodeprimidos. As arboviroses têm em comum a dor pelo corpo, nas articulações, febre e manchas vermelhas. No caso de identificação dos sintomas é necessário buscar a unidade de saúde mais próxima para que seja feita a avaliação. No entanto, a prevenção sempre é o melhor remédio”, explicou o Secretário de Saúde, Wander Bonelli.

Logo do Facebook Deixe seu comentário