Oficinas Culturais On-line: Programa de Formação para o Interior

Oficinas Culturais On-line: Programa de Formação para o Interior

Webmaster 20/09/2020 - 15:28
Confira as atividades programadas para o mês de outubro


O Programa de Formação para o Interior, uma realização da Poiesis – Organização Social de Cultura por meio do Programa de Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo em parceria com a Diretoria de Cultura de Secretaria de Educação está com inscrições abertas para as Oficinas Culturais On-line do mês de outubro.

As atividades têm como objetivo aproximar pessoas de diferentes camadas sociais, faixas etárias e com diferentes repertórios, promovendo um importante espaço simbólico de trocas de conhecimentos e experiências artísticas.

Todas as oficinas estão sendo realizadas ao vivo, por meio da utilização de ferramentas de reunião virtual como o Zoom e o Google Meet [a ser confirmado em cada caso], e contam com a emissão de certificados para quem participar no mínimo 75% das aulas. A confirmação de participação e maiores orientações serão enviadas para o e-mail de cada inscrito. Caso o interessado deseje participar em mais de uma oficina, será necessário preencher um formulário para cada.

As inscrições são abertas ao público de todas as cidades, e as atividades e conteúdo dos diversos programas são gerenciados pela Poiesis. As informações completas podem ser obtidas no site http://poiesis.org.br/maiscultura.

Para outubro, a programação foi dividida em duas partes. A primeira já está com as inscrições abertas desde o dia 15 de setembro, e é composta por 9 oficinas. A segunda parte terá a programação divulgada nos próximos dias, e contará com as inscrições abertas a partir de 21 de setembro.

Confira abaixo as sinopses das oficinas que já estão com as inscrições abertas:

OFICINA DE DESENVOLVIMENTO E FORMATAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS: PROAC
Coordenação: Eva Laurenti
Datas: 1º, 2, 6 e 8 de outubro, das 9h às 11h.
Inscrições: 15 a 22 de setembro no link https://forms.gle/gkg5dA9RasQuFs8b8
A oficina apresentará os principais fundamentos para formatação de projetos culturais para os editais do ProAC, com a apresentação de diversos exemplos. 60 vagas.

O IMAGINÁRIO NO DESENHO
Coordenação: Larissa dos Anjos Camasão
Datas: 2, 5, 7 e 14 de outubro das 10h às 12h.
Inscrições: 14 a 23 de setembro no link https://forms.gle/ziZqKLBSAeqb4DM2A
Representar em uma imagem um ser imaginário ou uma cidade inventada é um exercício de leitura e criatividade. Nesta oficina, trabalharemos com dois autores que se propuseram a escrever e imaginar lugares impossíveis e seres fantasiosos, ilustrando seus textos a partir do desenho e da colagem. Os participantes terão contato com excertos dos livros “As cidades invisíveis”, de Italo Calvino, e “O livro dos seres imaginários”, de Jorge Luis Borges, sendo convidados a representarem à sua própria maneira os seres e as cidades descritas. 40 vagas.

GESTO CIRCULAR - DANÇA AFRICANA
Coordenação: Pamela Amy
Datas: 5, 7 e 9 de outubro, das 14h às 16h
Inscrições: de 14 a 24 de setembro no link https://forms.gle/QZmhCEyxKSxWVojg8
Encontro com mulheres, especialmente [porém não só] pretas, periféricas, LGBTQ+ e mães solo para conversa sobre questões que estão passando no período da pandemia. O diálogo busca criar uma conexão entre elas por meio do estudo da força do útero. Serão desenvolvidas três coreografias do ritmo africano Djole com o grupo.30 vagas.

MULHERES NA FOTOGRAFIA
Coordenação: Melissa Szymanski
Datas: 6, 8, 13 e 15 de outubro, das 14h às 16h.
Inscrições: 14 a 24 de setembro no link https://forms.gle/hiyvR3qnBsT4r13H9
A atividade propõe evidenciar a mulher na arte, e na área de fotografia, especificamente. Serão mostradas as peculiaridades da trajetória, contextos históricos, e principalmente como cada fotógrafa cria, interpreta e realiza uma imagem nas suas diferentes esferas.50 vagas.

CLUBE DE LEITURA: PROCURA-SE LEITORES DE LITERATURA NEGRA FEMININA
Coordenação: Elizandra Souza
Datas: 6, 8, 13, 15, 20, 22, 27 e 29 de outubro, das 18h às 20h
Inscrições: 14 a 24 de setembro no link https://forms.gle/nYDuty1LTMbfQpEq6
A atividade proporciona a experiência de conhecer a produção literária de autoras negras de diferentes gerações, contribuindo com a difusão e valorização da literatura produzida por mulheres negras. 50 vagas.

GRAVANDO EM CASA
Coordenação: Guilherme Chiappetta e Markito Alonso
Datas: 7, 9, 14 e 16 de outubro, das 14h às 16h
Inscrições: 14 a 24 de setembro no link https://forms.gle/RzzBEouv1S7MkLAM6
A atividade apresentará aspectos introdutórios da produção executiva e abordará conceitos,
técnicas e práticas de gravação, oferecendo aos participantes uma oportunidade de aprender como gravar suas próprias músicas usando celulares e softwares livres, com liberdade para produzir suas músicas autorais e se expressarem de forma autêntica e genuína. 30 vagas.

PROCESSOS DE CRIAÇÃO EM VIDEOPERFORMANCE
Coordenação: Amanda Stahl
Datas: 9 e 16 de outubro, das 10h às 12h.
Inscrições: 14 a 28 de setembro no link https://forms.gle/WWDjP4PSR2pfBPoN6
Em tempos de isolamento social, emergências poéticas pulsam dentro de nós e o processo criativo pode ser difícil, solitário e caótico. Esta oficina objetiva o processo de criação de performances, em que o participante, através do vídeo, poderá abrir novos espaços em sua atuação e possibilidades diferentes de interação com o vídeo. A condução da oficina será realizada através de instigações a partir de elementos visuais, sonoros e textuais, que pretendem orientar os participantes através de práticas sensíveis. A ideia é estabelecer um território através de suas materialidades, tendo como instrumento o corpo e uma câmera. 30 vagas.

POÉTICAS DA QUARENTENA
Coordenação: Alessandra Baltazar
Datas: 13, 15, 20 e 22 de outubro, das 10h às 12h
Inscrições: 14 a 28 de setembro no link https://forms.gle/GMZKs3BbezWKNHd9A
Quando somos convidados a estar mais reclusos em nossas casas, podemos fazer da arte a nossa melhor companhia. Em “Poéticas da Quarentena”, o público será convidado a produzir sua expressão artística a partir de seus guardados e inspirados por dinâmicas de poesias, artes visuais e canções.50 vagas.

TEATRO-CASA: OFICINA DE INICIAÇÃO TEATRAL
Coordenadora: Vilma Campos
Datas: 13, 15, 20 e 22 de outubro, das 14h às 16h
Inscrições: 14 a 28 de setembro no link https://forms.gle/zz9LvQ5wZPwxWpWv5
Teatro-Casa é uma proposta de iniciação teatral a partir dos contextos possíveis dentro de um momento de isolamento social. Serão utilizados objetos, recursos e espaços usuais dentro de uma residência para ressignificação simbólica e reconhecimento da teatralidade do cotidiano por meio de pequenas composições de narrativas. 30 vagas.

Logo do Facebook Deixe seu comentário