Prefeitura orienta população e pede uso consciente de água no período de estiagem

Prefeitura orienta população e pede uso consciente de água no período de estiagem

Webmaster 08/09/2020 - 20:41
Município encontra-se em estado de alerta. Não chove há 70 dias na cidade e meteorologia ainda não prevê precipitação para as próximas semanas.



A Prefeitura Municipal de Descalvado, através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos [Semarh], pede a colaboração e a atenção da população descalvadense quanto ao uso consciente da água neste período de estiagem. São características desta época do ano o ar seco, a poeira, o vento e pouca chuva. De acordo com os dados da Semarh, a última chuva significativa aconteceu no dia 27 de junho, quando foi registrado 11 mm de precipitação.

Para evitar que os níveis dos reservatórios fiquem abaixo do esperado, é necessário que iniciemos uma ação preventiva de economia e uso consciente da água em nosso cotidiano. De acordo com a Semarh, o nível da represa Rosária está baixo, e o da Represa Calmon encontra-se estável. Ambas representam 65% da capacidade de abastecimento da cidade, que no momento, ainda não corre risco de desabastecimento em razão da operação de transbordo emergencial realizada junto ao Córrego da Onça.

Ainda segundo a Secretaria Municipal, fora da época de estiagem o consumo de água em Descalvado, em dias normais, é de cerca de 9 milhões de litros/dia. Porém, neste período onde não há incidência de chuva, o consumo sobe para algo em torno de 13 a 14 milhões de litros/dia, sendo que aos sábados e domingos, o consumo ainda pode aumentar em até 40%.

Até o mês passado, o Bairro Morada do Sol era um dos bairros que mais sofriam neste período de estiagem. Porém, graças a novos investimentos, a região passou a contar com um novo poço artesiano, que aumentou em 50% a oferta de água para aquela parcela da população. Agora, segundo a Semarh, as atenções estão voltadas para a região do Bairro Bosque do Tamanduá, que é abastecida exclusivamente com a água de poços artesianos, dos quais, com a falta de chuva, tendem a ter a sua vazão diminuída.

Apesar de a Prefeitura contar com um sistema de alertas e comunicados, inclusive por meio de carros de som, a população precisa se atentar com a necessidade de economia de água, a fim de evitar o risco de desabastecimento. Para colaborar, é fácil! Confira dez dicas que podem fazer a diferença:

- Junte as roupas antes de lavar na máquina ou no tanque. Evite lavar uma ou duas peças por vez e aproveite a água do enxágue para lavar o quintal ou a calçada.

- Tome banhos rápidos e, ao se ensaboar, feche o registro. Além disso, evite depilar-se ou barbear-se embaixo do chuveiro aberto.

- Ao escovar os dentes, feche a torneira e, ao enxaguar a boca, utilize um copo com água.

- Três segundos são suficientes no acionamento da válvula da descarga e evite jogar objetos como papel e pontas de cigarro dentro do vaso porque, além provocar entupimento, necessitam de mais água para escoar.

- Para quem tem lava-louças, utilize-a com capacidade máxima, isso faz com que se use seis vezes menos água. Desta forma, a economia pode chegar até 97 litros por lavagem. Por exemplo, lavar a louça à mão, com a torneira aberta por 15 minutos, consome 117 litros de água. Enquanto isso, usando a máquina, o consumo é de apenas 20 litros.

- Para quem não usa máquina de lavar, o ideal é ensaboar toda a louça com a torneira fechada antes de enxaguar.

- Retire os alimentos congelados do refrigerador com antecedência, evite usar água corrente para diminuir o tempo de descongelamento.

- Para a limpeza do quintal, troque mangueira pela vassoura. Se for necessário que o mesmo seja lavado, reaproveite a água da máquina de lavar roupa para esta área.

- Use o regador para molhar as plantas e jardins e opte por fazer de manhã ou à noite, quando a evaporação da água é menor.

- Evite lavar o carro. Caso o faça, não lave carros com mangueira. Opte por baldes com água e pano.

Logo do Facebook Deixe seu comentário