Parque Universitário ganha padroeiro

Parque Universitário ganha padroeiro

Webmaster 11/08/2020 - 20:15
São Roque será proclamado patrono do bairro em solenidade neste domingo, 16 de agosto, na Matriz São Sebastião


Católicos residentes no Parque Universitário vão receber o anúncio de proclamação do padroeiro do bairro neste domingo, 16 de agosto, em solenidade às 18 horas na Igreja Matriz de São Sebastião. O santo escolhido é São Roque, cuja memória é celebrada na data.

A Paróquia São Sebastião, onde o bairro está geograficamente ligado, preparou um tríduo que antecede a cerimônia. As celebrações acontecem nos dias 13 e 14, quinta e sexta-feira, às 19h30 e no sábado, dia 15, às 18 horas, também na Matriz São Sebastião. Vale lembrar que a Igreja de São Sebastião obedece a todas as recomendações da Secretaria de Saúde no que diz respeito ao distanciamento entre os presentes, higienização das mãos e obrigatoriedade do uso de máscaras.

A devoção popular a São Roque é conhecida por ele ser protetor contra as pestes e epidemias, além de ser padroeiro dos inválidos, dos cirurgiões e de outras profissões ligadas à Medicina. O Santo também é patrono dos cães e alguns pecuaristas o consideram, ainda, como protetor do gado contra doenças contagiosas.

“São Roque passou por momentos difíceis com epidemias. Penso ser ideal elevá-lo a padroeiro de um bairro importante e que vem se tornando populoso em nossa paróquia. Queremos que todo o povo se una com suas orações neste momento de pandemia e roguemos junto ao nosso padroeiro pelo fim deste mal que assola a humanidade no tempo presente”, comentou o Padre José Avelino, pároco de São Sebastião.

Além da escolha oportuna por São Roque ser o protetor contra a peste no exato momento em que o mundo enfrenta a pandemia do Coronavírus, outro fator importante considerado pelo atual pároco está ligado à história da comunidade católica em Descalvado. A Paróquia detém uma imagem do santo com aproximadamente 1,5 metro que, segundo os devotos mais antigos, ficava exposta junto à imagem de São Sebastião na antiga capela, demolida na década de 1960 para dar lugar ao novo e atual templo.

Ao longo de todo este tempo, asseguram essas fontes, a imagem de São Roque foi guardada em uma das torres da Igreja de Nossa Senhora do Belém, onde permaneceu até meados de 2018, quando foi devolvida à Comunidade de São Sebastião.

Além da celebração do próximo domingo, o Pároco José Avelino pretende, tão logo a pandemia passar, iniciar as atividades pastorais no Parque Universitário com a celebração de missas, terços e demais atividades da Igreja Católica.

SÃO ROQUE - Nasceu no ano de 1295 na França em uma família rica da nobreza da região. Ficou órfão na adolescência e vendeu toda a herança, distribuindo o que arrecadou entre os pobres. Depois disto, viveu como peregrino andante. Percorreu a França com destino à Roma. No caminho, deparou-se com regiões infestadas pela chamada peste negra. Era comum ver à beira das estradas pequenos povoados só de doentes que foram isolados do convívio das cidades para evitar o contágio do restante da população ainda sã. Enxergando nas pobres criaturas o verdadeiro rosto de Cristo, Roque se atirou de corpo e alma na missão de tratá-los. Seu zelo pelos doentes era tanto que ele descuidou-se de si próprio. Certo dia percebeu uma ferida na perna e viu que fora contaminado pela peste. Assim, decidiu se refugiar sozinho em um bosque, onde foi amparado por Deus. Roque foi encontrado por um cão que passou a levar-lhe algum alimento todos os dias, até que seu dono, curioso, um dia o seguiu. Comovido, constatou que era seu cão que socorria o pobre doente. Este homem auxiliou Roque na sua recuperação. Já com a saúde em dia, Roque voltou para sua cidade, mas foi preso, considerado um espião. No cárcere continuou praticando a caridade e pregando a palavra de Cristo, convertendo muitos prisioneiros e aliviando suas aflições, até morrer. Hoje, as relíquias de São Roque são veneradas em uma basílica dedicada à ele em Veneza, Itália, sendo considerado o Santo protetor contra as pestes. Fonte: www.a12.com

Logo do Facebook Deixe seu comentário